PESQUISE EM NOSSOS POSTS

ONU divulga relatorio alarmante sobre degradaçao do planeta.


Apesar de medidas adotadas com sucesso em algumas regioes do planeta, "as tendências globais de clima, ozônio, degradaçao dos ecossistemas, pesca, oceanos e fornecimento de água ainda estao em declínio", diz o relatorio Panorama Ambiental Global (GEO-4), do Programa Ambiental da ONU (Unep). O relatorio pede reduçao da emissao dos gases estufa entre 60% e 80% e diz que 60% dos ecossistemas do mundo já sofreram degradaçao e continuam sendo usados de forma insustentável.

De acordo com o GEO-4, 3 milhoes de pessoas morrem todo ano de doenças facilmente evitáveis que se propagam pela água - a maioria crianças com menos de 5 anos. As espécies estao se extinguindo cem vezes mais rápido que os registros históricos - estao ameaçados de sumir do planeta 12% dos pássaros, 23% dos mamíferos e mais de 30% dos anfíbios.

"Estamos diante de uma situaçao que se agrava cada vez mais. Em parte porque demoramos demais para reverter a degradaçao que documentamos, e em 2o lugar porque as demandas em nosso planeta continuaram crescendo ao longo desse período", disse Achim Steiner, chefe do Unep. "Essa equaçao nao se sustenta por muito mais tempo. Na verdade, em certas partes do mundo, já nao se sustenta mais".

Noticia da Reuters.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
 
©2009 Vineyard Café | Mogi das Cruzes - SP | by TNB