PESQUISE EM NOSSOS POSTS

UM SER HUMANO MELHOR


Recebi um e-mail do Carlos Bregantim com este título. Fui muito abençoado com o texto que ele escreveu e com suas idéias.

Por isso escrevo algo com o mesmo título e, na clareza da coisa, tendo como base as palavras do Carlos! Faço isso sem constrangimento: primeiro pelo amor e respeito que tenho pelo Carlos, segundo porque desde meus tempos de seminário aprendi que “o melhor sermão é aquele que gera novas idéias”!

Assim o Bregantim começa seu e-mail: “Jose Comblain encerrou seu sermão no THEOLOGANDO INTERNACIONAL realizado em São Paulo (Outubro/2007), com uma pergunta que, segundo ele, é a missão da igreja hoje, isto é, a igreja precisa decidir se ela deseja expandir a instituição religiosa ou se parecer com Cristo. Quer dizer, para de fato realizar sua missão na terra, primeiro ela, a igreja, tem que responder esta pergunta, EXPANDIR A INSTITUIÇÃO RELIGIOSA OU SE PARECER COM CRISTO? Pelo que temos visto, tanto a Igreja católica, quando a chamada igreja protestante e todas as suas derivações, todas, sem exceção, já decidiram, isto é, EXPANDIR A INSTITUIÇÃO RELIGIOSA é a missão da “Igreja Institucional”, insisto, sejam quais forem as vertentes desta igreja”.

Sei que isso é um contra senso com a Bíblia, com Jesus, com tudo o que se entende por “Boas Novas do Reino”! E é obvio, ou pelo menos deveria ser para todo cristão que o maior propósito de Deus em nós, é nos tornar parecidos com Seu Filho. Por isso, a tarefa maior da igreja é fazer, produzir, criar seres humanos melhores, que, num processo segundo o irmão Paulo, de Gloria em Gloria, chegarão à estatura de varão perfeito.

Sabendo e crendo que a missão da igreja no mundo é se parecer com Cristo e, portanto, produzir seres humanos melhores, penso que o maior desafio da nossa comunidade local (para que sejamos parecidos com Cristo) é vencer a tentação de se institucionalizar. Honestamente, não gostaria que a Vineyard Mogi se tornasse uma instituição! Um CNPJ com compromissos institucionais. Compromissos com “coisas” e não com pessoas. Jesus deu sua vida por pessoas!

Hoje, somos um grupo informal, que apenas se encontra para reler o Evangelho, celebrar o encontro, e no encontro a presença de Deus, e na presença de Deus a transformação pessoal, a vida. O que mais quero é permanecer assim! Simplesmente uma comunidade de Vida! Uma agencia do Reino. Reunida em nome do Rei.

Contra esta decisão e postura, há o discurso que você bem conhece: “Vocês à medida que crescem inevitavelmente se institucionalizarão”, “Vocês terão que se estruturar, se organizar, formalizar e formatar. É uma questão de ordem”, “Se tornar uma pessoa jurídica, para tanto, estabelecer uma diretoria, que, certamente terá que desempenhar funções”, “É necessário departamentalizar, (isto é, criar os chamados ministérios)”, e daí por diante...

Seguindo este curso todos já conhecemos bem o final, ou seja: gente servindo a estrutura e mantendo o bem estar da instituição religiosa.

Honestamente: “To Fora”! Principalmente, porque para manter a instituição e sua estrutura tem que treinar seus membros e torna-los eficientes em servir a instituição e tudo isto com aquele discurso de “que Deus se agrada disto” e, portanto, “Ele abençoara todos os que se tornam voluntários nos ministérios, nos departamentos e no desempenho das chamadas funções segundo seus dons, talentos e habilidades”.

Depois que uma estrutura assim é criada, não importa quem são essas pessoas em seu chamado no mundo privado. Não importa que tipo de homens e mulheres são. Que tipo de profissionais, que tipo de cidadãos, que tipo de maridos, esposas, pais e mães, filhos, Importa que estão “servindo a Deus” através da instituição religiosa em sua estrutura. Importa que sejam “bons” presbíteros, diáconos, ministros, diretores de departamentos, etc...

Por isso, não sonho com uma estrutura! E não quero mais pertencer a uma estrutura assim. Por melhores que sejam os modelos, o que tem ficado cada dia mais claro é que as pessoas não estão sendo ensinadas a serem melhores seres humanos, elas estão se tornando mão de obra gratuita nas mãos de seus lideres e expandindo suas instituições, seus ministérios.

Por isso, quero muito encorajar você a permanecermos na contra mão! Que entendo ser o centro do Evangelho e do Reino: ensinar os seres humanos a olhar como Jesus olhou, ouvir como Jesus ouviu, tocar como Jesus tocou, perdoar como Jesus perdoou, repartir o pão como Jesus repartiu. Aprender ir a festas e velórios. Freqüentar os altos escalões do mundo corporativo, mas, freqüentar também os hospitais. Transitar pelos corredores dos palácios governamentais, mas, transitar também nas associações de bairros, nas favelas e nas periferias. Percorrer corredores de condomínios de alta classe, mas, também corredores de presídios. Saber ir a praia, mas, ir ao deserto também. Um ser humano melhor é o resultado dos que são confrontados com Jesus e na presença dEle e sob a influência do Seu Espírito, são transformados de Glória em Glória!

Homens e mulheres melhores ocupam-se consigo mesmos para viverem em equilíbrio e tomarem decisões com bom senso. Cuidam do corpo, buscando nunca exagerar em nada. Cuidam de suas almas buscando manter suas emoções em níveis adequados. Cuidam de seus espíritos para que haja saúde espiritual suficiente para suprir a si mesmos e a outros.

Dê uma olhada em volta: No que as estruturas religiosas tem contribuído para que tenhamos seres humanos que AMEM A DEUS, AMEM O PRÓXIMO COMO A SI MESMOS?

Por isso tudo, eu sonho permanecer um grupo informal, porque isso é o que torna os seres humanos em seres livres. Livres em suas consciências visitadas e transformadas pela Graça de Jesus que os faz serem nômades, andarilhos, desinstalados, desapegados, mortos para o sistema mundano e vivos para viverem o amor e graça. Sendo no mundo, sal, luz, perfume, cura, perdão e tudo aquilo que é decorrente de uma vida entregue e abandonada nas mãos do Eterno, que se revelou em Cristo na eternidade e na historia e que habita entre nós e em nós para que tudo nEle se convirja e se aperfeiçoe.

A Ele honra e glória para sempre.
Amem.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
 
©2009 Vineyard Café | Mogi das Cruzes - SP | by TNB