PESQUISE EM NOSSOS POSTS

NOVOS PARADIGMAS - 4


Salmo 103

"Novos Paradigmas" foi uma série de quatro mensages que preguei na Vineyard Mogi entre Janeiro e Fevereiro. Falei com o meu povo que de "novos" só o nome! Tudo o que falei é parte do que já temos crido e vivido na Vinha Mogi...

Do inicio por uma questão de principios!

Tenho escrito nos últimos textos que a religião se baseia no principio: obedeço logo sou aceito. E o evangelho de Jesus é: sou aceito em Cristo por isso obedeço. Essa forma de pensar diferenciada, produz dois estilos de vida distintos: A Vida Religiosa e a Vida no Evangelho...

A vida religiosa – motivação para vida de medo e orgulho;
A vida no Evangelho – gratidão e alegria;

A vida religiosa: caráter de superioridade a inferioridade. Às vezes no topo outras lá em baixo!
A vida no Evangelho: nos torna mais confiantes e humildes.

A vida religiosa: fixamos o coração em ídolos. Isso leva a ansiedade e ira;
A vida no Evangelho: não há nada alem de Deus do que necessitamos para segurança e significado. Cristo é nossa vida. Não precisamos de mais nada!

A vida religiosa: quando vamos falar com outros olhamos de cima para baixo. Nos consideramos melhores.
A vida no Evangelho: nos tornamos abertos aos outros. Somos salvos pela graça e não por sermos melhores.

A vida religiosa: muita briga, muita critica entre as pessoas. Isso porque existe a necessidade de crerem que são boas. Que estão na religião certa.
A vida no Evangelho: somos diferentes. Não somos salvos por sermos melhores pessoas. Por termos a doutrina mais correta. Isso nos dá mais paz e humildade.

O problema é que mesmo desejando tanto do Evangelho, sempre caímos no principio religioso, (mesmo depois de termos experimentado o Evangelho)! Como fazer o evangelho tomar parte da vida? Algo pratico! O Salmo 103 nos ajuda! Salmo 103, salmo de Davi. É o que deveríamos estar fazendo em nossas orações. Para viver o evangelho, devíamos obedecer o que Davi manda fazer aqui:

NÃO ESQUECER AS MARAVILHAS E BENEFICIOS.

Salmo 103 é uma lista longa dos benefícios de Deus em nossa salvação. Nosso principal problema é nos esquecermos dos beneficios de nossa salvação. Entendemos a palavra lembrar: estar apercebido mentalmente... (um compromisso por exemplo). Mas Davi não esta falando disso. Quando ele diz que estamos nos esquecendo dos benefícios de nossa salvação, não se trata de estar desligado mentalmente...

ÓH MINHA ALMA...

É nossa alma e nosso coração que se esquece desse beneficio. O problema básico do coração é esquecer-se do que a mente lembra. Há coisas que temos consciência em nossa mente, mas não estão reais em nosso coração. Esse é o problema e essa deveria ser a principal coisa a concertarmos! A mente sabe, mas o poder de Deus não é espiritualmente real! Por exemplo: 2º Pedro 1, 8 - 9.

O fato é: não é fazer força para vencer, mas o problema é: você se esqueceu da ação de Deus em sua vida! Isso não é se esquecer em suas cabeças, mas nos seus corações!

Isso é impressionante! Fala com pessoas com problema de auto domínio: Vocês se esqueceram. O que "motivou" o pecado foi o esquecimento! Não é caso de força de vontade. Vontade própria. Pedro diz: não isso, não! O seu coração se esqueceu da graça de Deus.

Uma das maiores diferenças da religião e do evangelho é a motivação. Isso tenho falado nos últimos domingos, lá em nossa comunidade! Você se sentar ao lado de uma pessoa que vive o Evangelho e outra religiosa. As duas vão obedecer da mesma maneira, mas com motivações diferentes!

O evangelho é obedecer por amor, não por medo! Religião: Se eu não obedeço, Deus me rejeitará... isso pressiona emoções, utiliza-se do medo... isso não é a motivação do evangelho!

Porque o medo, chega uma hora não funciona mais, porque com o passar dos tempos, não nos sentimos tão culpados!!

Uma verdade compreendida mentalmente que precisa ser levada ao coração. O que conhecemos com a mente, precisa ser crido com o coração! A vontade não é “eliminada da formula”, simplesmente não obedeça seus instintos! Vença a longo prazo, lembrando com o seu coração a graça de Deus. Voltar ao evangelho e orar para aquilo se torne verdade em nosso coração.
Nossa maior necessidade é o evangelho se tornar espiritualmente real.

COMO?

Uma das coisas mais surpreendentes deste salmo é: para quem ele foi escrito? Com quem Davi esta falando aqui? Por que na realidade isso não é uma oração! Também não é uma exortação, um sermão.

Dois lugares ele menciona anjos. Ele não fala com Deus, não fala com outros! Fala com sua alma. Sua própria alma! Meu ser mais interno! Essa é uma bem disciplinada, longa e sustenta atividade: processo de auto dialogo!

Meditação: disciplina espiritual entre estudo bíblico e oração. Meditação: descer a bíblia e falar com seu coração sobre elas! O salmo 103 é Davi se preparando para louvar a Deus!

Falar com a alma! Meditar na palavra até sentir prazer. Precisamos aprender isso em nossa vida! Tomar verdades lidas na palavra e pensar nas implicações dela! Meditação: mental e emocional!

Meditar até ser tocado pelo Espírito! O Espírito toca e queima nossa vida! Eu sei que o mel é doce, mas agora experimentei a doçura!

Sair do intelectual e ser tocado pelo espiritual! Disciplina regular!

É isso! Como falei nada de "novo" só o título!
Deus te abençoe.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
 
©2009 Vineyard Café | Mogi das Cruzes - SP | by TNB