PESQUISE EM NOSSOS POSTS

VISITANTES, FREQUENTADORES, MEMBROS & USUÁRIOS


Uma coisa que me incomoda muito é o tal “rol de membros”! A experiência formal de ter seu nome incluído no cadastro da igreja. Algo que não temos aqui na Vineyard Mogi e, se depender sé de mim, nunca teremos!

Por isso, quando olho domingo após domingo para as pessoas que Celebram a Deus comigo, vejo quatro tipos de pessoas:

VISITANTES

Aqueles que estão lá porque atendeu a um convite. Algumas pessoas que buscam sinceramente um encontro com Deus, buscam uma experiência espiritual, buscam se aproximar com sinceridade, buscam relacionamento; buscam aprofundar a conversa sobre o que ouviu de Deus...

Alguns visitam por insatisfação com sua igreja local. E colocam isso diante de Deus com sinceridade. Visando até a possibilidade de uma mudança.

Estes, hoje estão. Amanhã podem não estar! Mas, em estando hoje, são muito bem vindos e abraçados por nossa comunidade. Recebem todo nosso afeto.

FREQUENTADORES

Os que já visitaram tanto que deixaram de ser visitantes! Participam tão ativamente que sentem-se em casa! Não estão com o nome no “rol de membros”, mas participam. Servem e são servidos. Contribuem financeiramente. Doam-se. Dão de si e dão do seu!

MEMBROS

Os que (NÃO) estão com o nome arrolados no cadastro da igreja. Porque como disse, não temos isso! Mas chamam esse lugar de seu! Identificam-se.
Fazem algumas cobranças, dão palpites, participam das decisões...

E por estranho que possa parecer; alguns desses membros se parecem mais visitantes. Porque são de fato EXITANTES com relação ao seu compromisso com Deus, com a igreja local, com as pessoas da comunidade...

Alguns desses, sequer são freqüentadores! Encontramos freqüentadores mais comprometidos que alguns membros. Visitantes mais sinceros que alguns membros...

E isso já explicaria o meu conflito com o “Rol de membros”, e a inesistência dele aqui na Vinha Mogi!

Mas existe uma quarta categoria, que carinhosamente tenho chamado de:

USUÁRIOS

São os interesseiros. Os descomprometidos. Aqueles que não querem assumir vínculos. Não querem vínculo com nenhuma comunidade. Pessoas parecidas com o beija-flor. Vão onde está o açúcar. Onde lhe interessa momentaneamente ficam...

Pessoas que quando lhes convém, pedem meus conselhos! Pedem minha opinião e naquilo que lhes interessa: acatam! Passam por aqui e ouvem nossa adoração.

Enfim... aqueles que querem o “melhor” de todos os mundos e não querem compromisso com nenhum deles!

IMPOSSÍVEL! Vida cristã não é isso.


Isso porque a vida comunitária é muito séria aos olhos de Deus. Aliás, é uma ordem de Deus que vivamos em comunhão, em comunidade, em igreja!

A salvação é pessoal, mas não é individual. Não existe salvo S.A.

E, em compartilhar estas coisas com você, não quero dizer quem é membro da igreja e quem não é.

A única pessoa capaz de avaliar a própria vida e a maneira que o relacionamento se dá com a Igreja é você mesmo!

Então, você é membro da sua igreja local, ou é só usuário?

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
 
©2009 Vineyard Café | Mogi das Cruzes - SP | by TNB