PESQUISE EM NOSSOS POSTS

CLUBE DA LUTA - SEGUNDO ROUND


É hora de retrair os espinhos e interagir.

ROSTOS DESCOBERTOS: AUTENTICIDADE - Gen 2.25

Entendo que este texto faz menção do mais profundo anseio do ser humano: conhecer e ser conhecido.

Aparentemente, mesmo antes do pecado original, Adão e Eva não passavam o dia inteiro andando no jardim com Deus.

O próprio Deus estabeleceu uma espécie de ritmo de independência e intimidade com as criaturas humanas feitas por Ele. Da mesma forma que um pai ou mãe inteligente, Deus proporcionou espaço para ambos crescerem, de modo que pudessem ter vida plena e abundante, e a opção de compartilhá-la livremente com ele.

Antes da queda, não havia nada oculto. Nenhum mistério. Completa transparência. Nenhuma culpa. Eles se conheciam plenamente e eram plenamente aceitos. Em seguida veio o pecado... Vergonha, culpa, o esconder-se (Gn 3.8);

Isso é o que o pecado faz:

A raiva magoa as pessoas;
O orgulho deprecia as pessoas;
A luxuria usa as pessoas;
A falsidade zomba das pessoas

O PECADO SEMPRE DESTROI OS RELACIONAMENTOS

Esconder-se é uma maldição. Adão se esconde. E Deus pergunta... e essa é uma das perguntas mais surpreendentes da Bíblia!

A explicação é que a pergunta de Deus não está relacionada com a localização geográfica de Adão. Não se trata de um pedido de informação, como se Deus necessidade de um GPS. TRATA-SE DE UM CONVITE:

1. Deus permite que Adão se esconda;
2. Deus oferece a ele a oportunidade de sair do esconderijo;
3. Deus tem a misericórdia audaciosa de tratar Adão como uma pessoa, apesar de Adão ter-lhe desobedecido.

Convite a autenticidade. Autenticidade do dia-a-dia. Sem máscaras, sem segredos. Sem dissimulações. Viver assim só é possível quando temos a certeza do amor de Deus.

IMPORTANTE: o ato de revelar quem somos não cura nossa natureza pecaminosa. Imagine Hitler dizer: “Bem, talvez eu seja um psicopata capaz de cometer um genocídio, mas é assim que eu sou, quer vocês gostem ou não”.

Não necessitamos apenas nos expor. Necessitamos de perdão, cura e misericórdia. E foi por este motivo que Jesus caminhou até a cruz. Viver com o rosto descoberto significa assumir o compromisso de nunca tentar fingir ser mais do que realmente sou.

Todo ser humano carrega mágoas, feridas ou cicatrizes. Nossa tendência, desde o pecado original, é permanecer escondido como se nossa vida dependesse disso.

Talvez você tenha cometido atos que lhe causem muita vergonha, ou fez escolhas tão dolorosas que não deseja sequer pensar nelas;

Talvez alguém tenha praticado um ato tão indigno contra você que lhe é quase impossível falar dele;

Talvez esse ato indigno tenha sido responsável por uma depressão ou ansiedade tão forte que o impede de levar a vida adiante;

Talvez esse ato indigno tenha sido responsável ´por um hábito ou padrão de comportamento do qual você deseja livrar-se e não consegue – sente-se muito fraco.

Preste atenção: FOMOS FEITOS PARA SER ENCONTRADOS. Não haverá possibilidade de cura se permanecermos escondidos.

Autenticidade...

ABANDONE SUAS PEDRAS: ACEITAÇÃO - João 8. 1 - 11

O pecado não reprimido sempre gera mais pecado. Pecados da carne X pecados do espírito.

Pecados da carne: incluem apetites não controláveis: luxuria, ganância, glutonaria, embriaguez, preguiça. Nossa carne é tão pecaminosa que se tivermos tempo, transformamos qualquer coisa em ídolo...

Pecados do espírito: tem mais relação com a alma do que com nossa biologia. Orgulho, arrogância, hipocrisia, julgamento. Em geral, não são tão coloridos como os pecados da carne.

A exemplo dos acusadores daquela mulher, hoje também, caminhamos pela vida com pedras na mão:

Pensamentos julgadores;
Atitudes de superioridade;
Palavras impacientes;
Ressentimentos e amarguras;
Pouco espaço para o amor.

Há pessoas em nossas famílias aniquiladas, tremulas de medo e culpa, perdidas, mas estamos tão concentrados em nossa hipocrisia que não as vemos. Ou pior, as vezes vemos e não nos comovemos.

EXISTE ALGUMA PEDRA QUE VOCE NECESSITA ABANDONAR?

Se você falou mal de alguém, aproxime-se dessa pessoa e peça-lhe desculpa. Acerte a situação com ela.

Se seu coração esta endurecido em relação a alguém, faça algo útil para essa pessoa. Não conte a ninguém. Peça a Deus que mude seu coração.

Se você se comportou mal com alguém, aproxime-se dessa pessoa. Hoje. Peça-lhe perdão.

As vezes você carrega essas pedras por tanto tempo que não se lembra de ter vivido sem ela.

IMPORTANTE: Aceitar uma pessoa não é o mesmo que aprovar tudo o que ela faz. Aceitação não é o mesmo que tolerância.

Aceitação é um ato do coração. Aceitar uma pessoa é afirmar-lhe que você se sente feliz por ela estar viva.

João 8. 10 – 11: Nem eu te condeno! Chega de condenações. Ele tinha algo mais a dizer... 8.11b

E Jesus profere as palavras que quebrantam o coração da mulher e que a trouxeram de volta a vida. As palavras causam-lhe sofrimento, porque revelam que Jesus conhece o seu passado. Porem, a enchem de esperança, porque alguém acredita nela.

VÁ E ABANDONE SUA VIDA DE PECADO.

Aceitar não é o mesmo que tolerar qualquer comportamento que a mulher decida ter.

Aceitar seus familiares não significa recusar-se a dizer-lhe quais são as falhas que prejudicam os outros e a ele próprio.

A ARTE DE COMPREENDER AS PESSOAS: EMPATIA

Geralmente o coração das pessoas não se revela por meio de suas palavras. Empatia é estar em sintonia com o outro. É colocar-se no lugar do outro.

Em geral, as pessoas que não entendem o que se passa no coração alheio, não se dão conta disso. São surdas ao tom emocional. Elas não percebem que estão agindo de forma errada. Por isso, sugiro percorrermos a estrada dos relacionamentos e aprender suas regras:

OUÇA.
Pare de falar, pare de dar conselhos, pare de andar a esmo, pare de criticar, pare de falar mal da vida alheia, pare de chamar a atenção para suas palavras – por favor pare! Provérbios 10.19: “Quando são muitas as palavras, o pecado esta presente, mas quem controla a língua é sensato”. Uma das formas mais simples de não pecar é parar de falar demais. Somos capazes de viver, sem dar a ultima palavra. Aprenda a ouvir com atenção.

ANIME!
Provérbios 15.10: “Um olhar animador dá alegria ao coração”. O sorriso e a risada aliviam o estresse porque liberam analgésicos, endorfinas, encefalina, dopamina, noradrenalina, adrenalina: que produzem euforia. Esse texto de provérbios é verdadeiro no sentido mais fisiológico possível. As pessoas dentro de nossa casa precisam de animo mais do que podemos imaginar.

DÊ ATENÇÃO
Todo relacionamento é uma área em construção. Onde há coisas vivas é necessário cuidar sempre! Quando não fazemos isso: Conflitos tendem a ficar sem solução;
Perde-se o contato; As pessoas acupam-se com outras tarefas.

Daniel Goleman usa o termo “economia emocional”. Diz que cada intereação com outra pessoa envolve não apenas uma simples troca de informações ou um compromisso cumprido, mas uma influencia mutua de nosso humor e atitudes. A economia emocional é a soma total da troca de emoções entre nós. Emoções são mais contagiosas que gripe.
Todas as vezes que duas pessoas interagem, elas se sentem melhores e mais fortalecidas ou pior e mais exauridas.

DISCERNIMENTO
Conversar em outra ocasião. Abordar o assunto de outra maneira. As vezes preciso chamar a atenção da Fernanda. Percebo que algumas conversas não tem finalidade construtiva; é apenas um exercício de catarse para mim. A Fernanda esta enviando mensagens: estrada fechada!

MOTIVAÇÃO
Aprender a extrair o que há de melhor nas pessoas. As pessoas vivem abatidas por seus fracassos; Abatidas no trabalho; Abatidas na qualidade do relacionamento familiar; Abatidas por decepções. Encoraje-as!

Bom e se tudo isso gerar conflitos? Estar vivo significa viver em conflito!!

1. Assuma a tarefa de procurar a reconciliação.
2. Aproxime-se, não se esquive da pessoa com quem você teve o conflito. Não alimente o ressentimento.
3. Nada de terceiros! Converse você diretamente com a pessoa envolvida!
4. Use a sensibilidade. Converse a sós com a pessoa.não precisamos constranger desnecessariamente a outra pessoa forçando-a a reagir diante de terceiros.
5. Tenha em mente a reconciliação.em situações de conflito, o objetivo não é vencer, nem marcar pontos: é a reconciliação. Sua meta deve ser restaurar o relacionamento. A reconciliação raramente é simples e nunca é rápida!

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
 
©2009 Vineyard Café | Mogi das Cruzes - SP | by TNB