PESQUISE EM NOSSOS POSTS


CHAMUSCADO. SALVO PELO FOGO.

BACK GROUND...

Paulo continua com palavras duras de exortação no início do capitulo 3, meio que “limpando barra” dele e de seus amigos...

Vocês estão falando coisas em nosso nome, mas não temos nada a ver com isso! Muito pelo contrário, temos a consciência da importância do trabalho em equipe.

Ele faz isso usando duas ilustrações.

Em Chamuscado, nosso segundo capítulo de SIN CITY, quero compartilhar quatro informações à partir disso:

1. O QUE É SER/FAZER/ESTAR IGREJA NA VINEYARD CAFÉ
2. LAVOURA – CONFIAR NA SOBERANIA DE DEUS
3. CONSTRUÇÃO - TRABALHO EM EQUIPE
4. TIPO DO CONSTRUTOR E QUALIDADE DA OBRA

1ª CORINITIOS 3. 1-15

SER/FAZER/ESTAR IGREJA

Talvez uma palavra que resuma (o pelo menos o que deveria resumir) participar da Vineyard Café é PERTENCIMENTO.

CONTATOS: São amigos nossos que freqüentam a igreja eventualmente, de algum evento específico, estão numa fase investigativa... “Mas eles estão dentro ou fora?”. Não sabemos! É muito cedo pra responder uma vez que não pensamos na categoria “dentro ou fora”! Amamos estas pessoas e nosso desejo e estamos felizes que tenham chegado em nossa órbita de relacionamento.

PARTICIPANTES: Aqueles que freqüentam regularmente. Eles desfrutam do que fazemos e desejam passar tempo conosco! gostam de nossas musicas, de nosso “jeitão”, mas não estão comprometidos ainda.

CONGREGAÇÃO: São aqueles que vão se integrando ainda mais numa adoração ativa. Estes são aqueles que não apenas freqüentam, mas verdadeiramente participam da adoração, sabemos nesses casos que a conexão já começou. Sem pressão eles chegam a seu próprio ritimo a medida que experimentam amor, aceitação e perdão. Os adoradores ativos geralmente se consideram “membros”, porque eles encontraram um lar onde experimentam Deus.

GRUPOS CASEIROS: Um passo a frente na integração no corpo diz respeito a participação nos grupos caseiros. Conexão á partir de RELACIONAEMNTOS, grupo caseiro trás o senso de pertencimento. Elas se identificam com o centro. “Já chegaram” mas ainda estão no processo. É onde as pessoas vêem de forma mais clara princípios, valores, prioridades.

INTERCESSORES – OBREIROS: São aqueles que através da participação regular começam a ministrar aos outros. À medida que as pessoas são curadas mediante relacionamento e ministério, elas amam ainda mais os outros ao descobrir seus dons e a participar na obra do Reino.

LÍDERES: São aqueles que vão além, ao se comprometerem em seguir um treinamento tanto formal, quanto informal – e assim serem mais eficazes no ministério dentro e fora da Igreja. São aqueles que se relacionam, ministram e capacitam. Guiam e estruturam os outros no ministério. São pessoas que vivem e atraem os outros à vida que é cada vez e mais como Jesus – Ele é o centro.

Ai a resposta a pergunta não é “VOCÊ ESTÁ DENTRO OU FORA?” mas sim... “EM QUE DIREÇÃO VOCE ESTÁ CAMINHANDO?”


LAVOURA – CONFIAR NA SOBERANIA DE DEUS

O que isso quer dizer? Versículos 3 – 6:

Imagino que ao falar de LAVRADORES, Paulo esta querendo salientar o aspecto da dependência de Deus e a confiança de sua ação: apesar de todo trabalho realizado, o resultado de uma safra é sempre incerto.

Praticamente os lavradores vivem na base do “seja o que Deus quiser”, o que os coloca numa condição secundária quanto ao resultado de suas colheitas.

Paulo e Apolo também são assim. Eles estavam mais preocupados com os resultados do que com os méritos.

“DENTRO OU FORA?”, nada disso! “EM QUE DIREÇÃO ESTÃO INDO”! Resultado e não mérito da obra.

Não importava no plantão de quem caísse a tão esperada chuva, desde que chovesse e a lavoura crescesse. E eles sabiam que chover era uma coisa que não dependia deles.

Por isso eu sugiro que você respire fundo... Descanse... E espere no Senhor!
Sua tarefa é jogar a semente, a de Deus é germinar e dar crescimento.

Para o irmão Paulo, não importava quem havia feito o que, pois Deus era o grande responsável pelo “sucesso”. Sua alegria estava no fato de em determinado momento poder ter contribuído.

CONSTRUÇÃO: TRABALHO EM EQUIPE

VERSICULO 3.9 - 15

Paulo lançou o alicercce do edifício, e o fez de uma vez por todas, mas outro está continuamente construindo sobre ele. É exatamente isso que estamos fazendo.

Aqui ele salienta o trabalho em equipe. Diz o irmão que cada um deve realizar seu trabalho de maneira responsável.

O que fazemos, fazemos como quem faz ao Senhor. Nossa maneira de prestar serviço (culto) ao Senhor é servindo ao próximo. É se envolvendo na comunidade.
É imitando o que vemos o Pai fazer entre nós. É dando continuidade a sua obra.

Isso não significa dizer que não teremos problemas, desafios, dificuldades... todas estas coisas nos acompanharão durante a obra. Dias maus, dias aliás, terríveis! O dia que você quiser conversar sobre plantação de igrejas podemos tomar um café!

TIPOS DE CONSTRUTORES – QUALIDADE DA CONSTRUÇÃO

Há três tipos de construtores: os que constroem obra sólida, os que constroem com material que não resiste à prova, e os que, em vez de construir destroem.

Versículo 11 – OBRA DURADOURA. Paulo se classifica um deles. Como sábio construtor lançou o alicerce.

O fundamento é Cristo e não pode ser mudado. Na verdade, este é o único alicerce sobre o qual uma edificação cristã pode permanecer.

Aqui vale lembrar que a base de sustentação da igreja não é Paulo, Apolo, mas Cristo. Nos dias de hoje isso é um golpe estonteante naqueles que querem alicerçar sua fé em lideranças ousadas e envolventes que, por mais capazes que sejam, continuarão sendo um alicerce tão bom quanto areia.

OBRA QUE NÃO RESISTE A PROVA. (versículo 3.10). esse tipo aparece coma exortação “veja cada um como edifica”!

O edificio de Deus pode ser construído com ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno e palha (12) e esta, com certeza, é uma alusão a qualidade do ministério de cada um.

Paulo não é egoísta ao ponto de dizer “este prédio é meu e ninguém põe a mão”, apenas adverte que aqueles que quiserem participar do empreendimento devem faze-lo criteriosamente.

Outra coisa legal aqui, é que não somos nós os juizes dos ministérios alheios, mas Deus julgará a todos e retribuirá segundo mérito de cada um.

Versículo 13: Naquele dia o fogo demonstrará, isto é, mostrará o verdadeiro caráter da obra de cada um.

Como eu e você, naquela época Paulo bem sabia que alguns ministérios cristãos estavam com seus dias contados, sabia que cedo ou tarde a mascara cairia e a Igreja ficaria sabendo quais eram os ministérios de qualidade.

Porém, ele não foi lá demitir alguns... Esperou que Deus mesmo deixasse o pano cair.

O TERCEIRO E ÚLTIMO TIPO DE CONSTRUTOR É REPRESENTADO POR AQUELES QUE ALÉM DE NÃO AJUDAR, ATRAPALHAM

Na igreja de Corinto havia um grupo cujo prazer era instalar dinamites em baixo da escada (3.17).

A expressão “edifício de Deus”, obviamente refere-se a igreja, e não ao cristão individual. Segundo Champlin, “o lugar geográfico onde Deus manifesta sua presença é a igreja cristã”, e é isso que é ensinado neste texto.

Destruir o santuário de Deus é uma alusão clara àqueles que minam a unidade do corpo de Cristo e sabotam o projeto de Deus na vida do seu povo.

Paulo diz que estes acertarão contas com Deus, e Deus não parece estar brincando: “Deus os destruirá” 3.17.

Este julgamento é explicado de várias formas, desde a condenação eterna, passando pela perda da comunhão com a igreja, até mesmo considerando a hipótese da morte física.

Versículos de 18 – 20: de que modo isso pode acontecer? Confiando em sua própria sabedoria.

Interessante na exortação do irmão Paulo, é que alem destes que destroem o santuário de Deus, temos os que acreditam e se deixam levar por eles.

Paulo adverte a igreja dizendo que ao invés de se vangloriarem em homens, como se a eles pertencessem (21) (estou na cobertura do ministério X ou Y)... deveriam é fiscaliza-los para que não se descuidassem de sua construção.

Não é a igreja que pertence ao construtor, é o construtor, aliás como tudo mais, que pertence a igreja (22, 23).

FINALMENTE...

1. AVALIE A DIREÇÃO QUE VOCE ESTÁ CAMINHANDO
2. AVALIE SE VOCE ESTÁ CONSTRUINDO OU DESTRUINDO...
3. O FUNDAMENTO ESTÁ POSTO! SE VOCE QUER AJUDAR A CONSTRUIR É BEM VINDO. TRABALHAMOS EM EQUIPE, MAS VEJA LÁ COMO FAZ SEU TRABALHO, POIS DEUS NÃO É CHEGADO EM CASTELOS DE AREIA.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
 
©2009 Vineyard Café | Mogi das Cruzes - SP | by TNB