PESQUISE EM NOSSOS POSTS

PARECIDO COM JESUS - 2/4


MATEUS 6. 9 – 13

É costume dos mestres espirituais ensinar como orar, e o que orar. Neste ensinar, expressam a síntese do seu ensinamento. Apresentam um resumo da sua mensagem.Em ensinar uma oração, o mestre ensina uma síntese do conteúdo da sua mensagem. Seria como ler em Lucas 11... Jesus, o que o senhor acredita?

Por isso, o Pai Nosso é uma síntese da Religião de Jesus. Síntese onde Jesus nos dá respostas para os grandes conflitos essenciais do ser humano. Que eu considero como sendo quatro:

Busca de significado;
Qual o sentido da vida? Do mundo? Qual o sentido das coisas;
A fome;
Seres com apetites, sempre movidos na direção de algo mais. Naturalmente insatisfeitos. Sempre na expectativa que algo aconteça para encontramos a satisfação plena e descansarmos.
Peso da culpa;
Carregamos uma culpa, nos compreendemos como devedores. Todos nós temos dividas que nos oprimem, endividados como pais, cidadãos, cônjuges, amigos, cristãos... Alguém sempre nos lembra disso: não estamos alcançando os padrões!
Medo do mal;
Medo do mal, medo da maldade, medo dos malvados e um medo do maligno.

Jesus ensinando a oração oferece respostas para estes quatro conflitos humanos. Conflitos que aprendi a chamar de existenciais ou essenciais. Temos muitos conflitos circunstanciais... Mas que por trás são conflitos essenciais ou existenciais.

Por exemplo:
Dívida – cheque especial no Vermelho. 5.000,00 resolveriam minha vida. Mentira! Cobrem o rombo o cheque especial... Mas resolver a vida? O problema não é o quanto deve no cheque, mas não viver com o que ganha. Pior do que isso, repetindo o mesmo erro a 15 anos! Vive com rombo financeiro. Por que? O problema é matricial... É anterior.

Reclama que não tem amigos. É solitário. Não tem amigos. Problema circunstancial sábado a noite sem amigos. Mas o problema é anterior. Por que você não consegue aprofundar relacionamentos? Não consegue conviver com diferentes... Não se entrega afetivamente. O problema não é o sábado a noite é mais profundo

Sujeito obstaculado...
Nada dá certo comigo! Compro o carro roubam... Troca o carro, bate!
Arrumo emprego – 6 meses – sou demitido!

O que faz você andar em solavancos? Porque sua vida não flui? Porque não vence os obstáculos com naturalidade? A vida de todos é assim! A vida é como corrida de obstáculos no atletismo...

Outra crise conjugal? Os filhos falam, meus pais estão bem agora... Daqui a pouco é outra crise...

Desempregado de novo? Não consegue parar em serviço nenhum!

Por que? Este andar de trancos e barrancos. Isso é problema existencial... Matricial. Tem coisas mais fundas...

Ai Jesus vem dizendo...
“Tenho uma oração para ensinar para vocês. Não é pra repetir toda hora, mas elucida realidades. Ensina você a viver. Ensina você a se relacionar com o mundo, ensina você a se relacionar com Deus, com as pessoas, com você mesmo, com o maligno, com a realidade, o tempo e a história”.

Não é um mantra, mas uma matriz para cosmovisão cristã a luz de Jesus Cristo.
As religiões explicam de várias maneiras. Jesus tem um jeito de explicar. Na religião de Jesus é o Pai nosso.

Que mundo é esse? Mundo sem sentido. Que explicação tem para as fatlidades? Que sentido tem nisso?

Jornais... Guerras! Tragédias... Pessoas morrendo. China sem água potável...
Brasil com tanta riqueza! Esse governo que muitas vezes não resolve. Sociedade civil que não se mobiliza! Esse povinho cristão que só quer oba-oba gospel!

Que sentido tem nisso? E sabe, eu vou conversando com os outros e vou tendo a sensação que sou meio louco. Meio desequilibrado! Não consigo me sentir tranqüilo...

Daí, quando leio a oração do Pai nosso... Tento imaginar as palavras de Jesus por trás do texto... E é como se Ele me dissesse:

“Você tem razão... O mundo não tem sentido. É um caos. Uma barbárie. Você não tem que dormir bem mesmo. O mundo está de cabeça pra baixo, em desarmonia com o céu... As peças não se encaixam... E o mundo nunca vai funcionar”.

Daí ele nos ensina a orar: Nos dá um Esclarecimento, um consolo e um desafio

ESCLARECIMENTO: esse mundo realmente está de ponta cabeça. O céu tem um padrão e o mundo tem outro. E quando o mundo funciona com um padrão diferente do céu dá errado:


Padrão do céu X Padrão do mundo
Justiça X Ganância
Verdade X Mentira
Compaixão, solidariedade X Egoísmo. Cada um por si, Deus por todos!
Paz X Guerra
Eu sou seu servo X Você é meu servo
Perdão.Deus me perdoa e eu perdoo X Você me paga!

Não vai funcionar nunca! É isso mesmo! Problema é que convivemos com o caos e cobramos de Deus! “Por que o Senhor fez isso?”. E Ele poderia nos responder: “eu não tenho nada que ver com isso! Eu não fiz nada disso!”.

O mundo está de ponta cabeça e muita coisa que acontece no mundo que Deus não tem nada a ver com isso! Isso me esclarece muito! O céu tem um padrão e o mundo tem outro!

Possibilidade de considerar que a maioria das vezes que você está chorando, e não entendendo, e você perguntando a Deus por que?... Deus está lá chorando também... “é verdade...”.

Propósito, intenção, Deus vai fazer dar certo... Ele está controlando tudo... Figura de Lucas... Jesus chora. Jesus não é estrategista articulado com prancheta na mão. Com alvos pra alcançar. Fazendo coisas na vida dos outros...

Jesus está dizendo o mundo ta de cabeça pra baixo! E Deus?

CONSOLO: Pai que cuida de nós com muita propriedade. Deus nosso refugio e fortaleza. Torre forte, pra lá corre o justo e se sente em segurança. Deus nosso Pai cujo trono não pode ser abalado. Renova as nossas forças. Deus que nos ajuda (Isaias 40.31). Assim funciona a vida. Isaias é como uma aterrissagem. No tempo do vigor voa com o jovem caminha com a gente na maturidade e na velhice caminha com a gente.

Deus não é o nosso algoz. Deus é o nosso Pai. Deus não está na origem do caos, mas é nosso parceiro na reconstrução da vida. Invoque o nosso Pai. Nesse mundo caótico, invoque o seu Pai. Onde estava Deus na hora do caos? Em nós.

DESAFIA: Nos oferecemos no caos como reparadores de brechas, reconstrutores de cidade assoladas. Estamos do lado da justiça, da fraternidade, da bondade.

O mundo está de ponta cabeça e quero me colocar como instrumento seu! Quero me colocar como instrumento teu para que no que estiver ao meu alcance alinhar o mundo com o céu.

Que a tua vontade seja feita livremente aqui na terra como é feita no céu.
Ser um instrumento da Tua paz. Isso é mais que São Francisco. Isso é o Pai nosso.

Quero reconstruir no caos!

Desafio porque custa. Custa muito. Custa muito caro. Cooperar com Deus para que a vontade de Deus seja feita na terra como é feita no céu?

O que estamos dispostos a pagar? Se eu não estou disposto a perder o emprego por causa de injustiça, que dirá ser torturado para evangelizar...

Quais são os custos para nós? Nessa sociedade sem justiça. Relacionamentos rompidos? Menos dinheiro na conta? Menos status na sociedade? Trabalho menos lucrativo?

O que custa para nós sairmos desse sistema iníquo? E dizermos eu não coopero com o caos só com a ordem.

Não coopero com o caos... Só com a ordem.

Orar o pai nosso não é repetição de palavrinhas mágicas, mas estamos dizendo Deus o mundo esta de ponta cabeça, mas eu sei que você é o meu pai, e não há outro Deus igual a Ti. E que o senhor ponha este mundo em ordem e no que precisar de mim estou disponível.

Um esclarecimento, um consolo, um grande desafio. Assim começa a oração do Pai Nosso.
Essa é a porta para o relacionamento sadio com DEUS! Um outro nome para isso? ADORAÇÃO E INTIMIDADE!

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
 
©2009 Vineyard Café | Mogi das Cruzes - SP | by TNB