PESQUISE EM NOSSOS POSTS

PARECIDO COM JESUS 4/4


Mateus 5.20

Eu leio Mateus 5 e vejo ambientes e cenas de:
Tapa na cara, palavrão, lascívia, luxuria, cobiça, cantada na mulher alheia, puxada de tapete de sócio, bate boca de família, inimizade entre irmãos. Casais que não se falam, não se tocam, não sabem o que fazer quando estão sozinhos. Mulheres que já choraram tanto, que desistiram de para de chorar! Maridos cínicos. Mulheres que traem por falta de atenção dos seus maridos.

Vejo pessoas fracas no falar. Prometem fazer regime e não fazem. Prometem pagar e não pagam. Prometem entregar o serviço e não entregam. Prometem mundos e fundos e fogem fazem trambique!

Mateus 5: A gente encontra mentira: o telefone toca... "Diz que eu não estou"! Gente falsa, mentirosa. Pessoas agredidas injustiçadas, pisadas, usadas.

Gente que de tanto Sofrer, suportar o mal caratismo alheio, se trancaram na vida dentro de suas mágoas e ressentimentos. Pessoas fechadas em seus mundos. Que desenvolveram um egoísmo crônico:

"É meu, não me incomode,você faz o seu serviço, a sua parte e me deixe aqui... Eu vim do nada... Não se aproxime de mim por interesse".

Gente que se fechou e não quer ser mais usada...

Em Mateus 5: A gente encontra gente que merece cadeia, fuzilamento, pancada mesmo! Gente que merece levar de volta tapa na cara. Gente que merece que a gente grite com eles, porque gritaram conosco. A gente encontra pessoas com prazer em nossa desgraça, gente que mentiu, fez fofoca, falou a respeito da gente em rodas e locais que deveriam ser santos.

A gente encontra tudo isso em Mateus 5. Olha...
Se VOCÊ QUISER VIVER GRANDES AVENTURAS DE SACANAGEM E SAFADEZA, NÃO PRECISA VER BIG-BROTHER. LEIA A BÍBLIA E, DE ASAS A SUA IMAGINAÇÃO.

Ouça Jesus dizendo o seguinte:
“Qualquer que se divorciar de sua mulher... Imoralidade...”. Imoralidade sexual: grego: porneia: pratica sexual ilícita. Jesus sabia das coisas.

“Qualquer que chamar seu irmão de raqa...”. Como é que você se dirige ao seu irmão na hora da raiva? Raqa seria algo como: ##@@#&¨¨*((**!! Jesus sabia das coisas. Ele sabia o vocabulário das pessoas.

Jesus via o camarada preenchendo o cheque: "isso é truta!". Ele sabia das coisas.

Ele encontrava pessoa chorando de raiva. Você já chorou de raiva? Morrendo de vontade de esganar a pessoa, mas não podia ou não devia? Eu já chorei assim!

Tudo isso aqui Mateus 5. A gente encontra situações engraçadas, se não fossem trágicas!

Mas o que me chama a atenção aqui é o público alvo. O auditório de Jesus. Com quem é que Jesus está falando?

Povo de Deus, povo da aliança. Fala para um povo para quem Deus é presumido. Ele não precisa falar, descrever Deus. Esta falando para um pessoal que esta vivendo a sua pratica religiosa de povo da aliança. Um pessoal debaixo da tradição. Povo seguindo com rebanho os mestres da lei. Não é desconhecido, pessoas distantes de um relacionamento com Deus. Pessoas sob ensinamento, tutela espiritual de líderes religiosos.

Esta falando com gente de casa! Com um camarada que invoca o Todo Poderoso.

Jesus vira pra este auditório...
(Guardado as devidas proporções como se estivesse falando pra nós aqui hoje à noite).
Nós somos o povo de Deus, o corpo de Cristo, temos a bíblia. Daí Jesus chega aqui e diz:

"Pessoal, eu sei que ta rolando ai um monte de briga. Rolando tapa na cara. Casais em litígio, já to ciente. Eu sei que tem um pessoal ai que não cumpre a palavra. Eu sei que tem gente ai adoecido com ódio de vingança. Eu sei que tem gente que senta de um lado e de outro auditório. Tem, gente que não vem mais aqui porque veio e encontrou quem não quis... To ciente disso tudo". "Agora, eu quero dizer uma coisa, se a justiça de vocês não for maior que tudo isso, vocês não vão entrar no Reino d Deus"!

Ops! O que ele esta dizendo aqui?
Esta falando sobre reino de Deus, participação no reino de Deus. Qual era a religião de Jesus? judeu, evangélico, católico romano.

E se nós fizemos uma entrevista com Jesus Ele diria: "Eu desconheço essa nomenclatura de vocês, eu não vim aqui pregar a Vineyard, a igreja Batista, Presbiteriana. Eu vim aqui pregar o Reino de Deus. Não vim pregar uma nova religião.
O reino de Deus é maior que tudo isso".


Hebreus 3.4 - Deus é o edificador de tudo. Muitas casas. O reino de Deus é maior que tudo isso. Sobre as pequenas casas, existe um reino e o Rei.

"Eu não to nem ligando pro que você é". Ele está sobre tudo e sobre todos! Atos 17-28: vivemos nos movemos e existimos. Tudo está em Deus!

O que é o Reino? Gosto da definição do Dallas Willard: “Contexto da vontade eficiente de Deus”.

Reino que convive com vários outros reinos, que competem com seu reino.
Reininhos que se aventuram a competir com Deus.
Reininhos que se aventuram a se opor o reino de Deus.

Entre tantas possibilidades... O meu reino! O reino do eu! PIOR DE TODOS OS REINOS! Não a vontade eficiente de Deus, mas a minha vontade!

O reino do eu compete com o reino de Deus. Jesus vem dizendo o reino do eu não pode competir com o reino de Deus. Precisamos nos arrepender e deixarmos que o reino de Deus assuma o controle de nossa vida. Uma vida definida pela vontade de Deus e não a minha vontade.

Mas perai Jesus, quem foi que falou que existe o reino do EU?

Existe e existe sim! Porque quando você continua se irando contra o seu irmão “eu não libero perdão” eis ai o reino do eu. Eu já ouvi crente falando isso. Você já ouviu?

Me traiu não perdôo – reino do eu
Vou me divorciar – reino do eu
Não consigo cumprir minha palavra - reino do eu
Bateu levou – reino do eu
Dá pra emprestar a capa? Dar uma carona – reino do eu
Aqui eu mando é do meu jeito! Incomodados que se mudem!

Isso acontece em todo lugar! Na sua casa, na sua família, no seu casamento, na ,maneira como você educa seus filhos. Na suas finanças. Reino do eu!

E o que acontece quando a gente vive no reino do eu? A gente vive no reino do eu! Não vive no reino de Deus!

E isso, parece que muitos de nós não compreendemos. Por quê? Quando entregamos nossa vida ao Senhor, saímos automaticamente do reino das trevas para o reino da luz, mas...

Estamos num kairos de nossa salvação, enquanto o reino de Deus ainda convive com outros reinos...


Amados, irmãos: somos o povo de Deus. Amém? Somos o corpo de Cristo. Amém? O povo da aliança. Amém? Mas... Eu sei que alguns dos irmãos não estão experimentando a vontade de Deus que é boa perfeita e agradável em áreas de sua vida. Verdade ou mentira?

Eu sei irmãos que algumas áreas de suas vidas não estão rendidas a vontade de Deus. Ainda são cantos sombrios do reino do eu. Verdade ou mentira?

Eu sei irmãos que algumas áreas de suas vidas o que predomina não é a vontade Deus mas a sua vontade. Verdade ou mentira?

Por isso quero dizer que você esta vivendo de uma justiça que é sua não de uma justiça que e Deus de Cristo. Você esta no reino do eu e a áreas da sua vida que precisam ser consagradas ao reino de Deus.

Você vai dizer: “mas Milton... eu sou convertido”. Eu sei! Mas há áreas da sua vida que estão no controle do eu e não no controle de Deus. Quer ver onde isso aqui funciona?

Col 3. Viver em obediência. Experimentar o reino de Deus. Nada a ver de ir pro céu, Viver no controle de Deus. Tirar o conceito de céu da nossa cabeça. Experimentar o reino de Deus agora! Parar com as coisas da velha vida! Cristo é tudo em todos. Povo do reino de Deus

Justiça que excede porque entende que porque é p6vo de Deus em Cristo Jesus não pode continuar com seu reinado particular e submete seu reino ao reino de Deus.

Mateus 5, tem seis exemplos:

21-26 – inimizade, raiva
27-30 – adultério na cama e na fantasia
31-32 – litígio conjugal, imoralidade sexual
33-37 – juramentos. Escamoteando verdade.171!
38-42 – vingança.
43-47 – relacionamento com os inimigos

Áreas da nossa vida que precisam ser submetidas ao reino de Deus. Constante processo de render o reino do eu ao reino de Deus. Experimentar a vontade de Deus em áreas de nossa vida. Uma vontade boa perfeita e agradável. Romanos 12.

Como? Nosso Deus é impressionantemente simples! Basta olharmos pra ele, senhor Deus rei e criador de todo o universo. É meu criador e meu senhor. Quero consagrar o reino do eu e esta garrafa de cachaça ao teu reino!

Quero consagrar esta voz que eu tenho, que eu uso como quero ao teu reino. Apartamento, carro, filho, loja, conta corrente.

Que aqui só a tua vontade se realize! Quero viver de acordo com a tua vontade! Quero consagrar a tua vontade eficiente.

A Boa noticia é que vamos ser bem-aventurados. A má noticia é que vamos ser perseguidos. Eu prefiro ser um perseguido feliz!

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
 
©2009 Vineyard Café | Mogi das Cruzes - SP | by TNB