PESQUISE EM NOSSOS POSTS

CRENTES SÃO DE MARTE


Como todos sabem, crente, evangélico, emergente - seja lá o que for - tem seu dialeto. E os vocabulários desta nova língua enchem, principalmente, nossas orações e nossas músicas de "adoração". Existe até um cara em um blog selecionando estes verbetes para produzir "A MÚSICA GOSPEL PERFEITA". Uma forma bem humorada de denunciar o que tem acontecido com a música cristã brasileira.

Mas não é sobre estas palavras que eu quero falar. Não agora (depois que eu começei a escrever a minha mente ferve,rs). Mas sim, sobre uma palavra que sempre esteve na boca daqueles que se encontram (ou foram encontrados)por Jesus. O MUNDO. O "mundo" bíblico me remete a algo ou lugar sem a presença de Deus ou, uma "entidade" contrária a Deus, que foi sumariamente vencido por Ele - no MUNDO tereis aflições mas tende bom animo, pois EU já venci O MUNDO - ou até mesmo tudo que não é Sagrado.
Pensando assim a equação é simples: MUNDO = PROFANO.

Apesar da breve explanação acima, tenho minhas dúvidas sobre este assunto. Os mais fundamentalistas, tradicionais, e hoje, uns que se dizem radicais, encontram em tudo o "mundo" instaurado enquanto os mais liberais e "undergrounds" parecem não fazer o mínimo esforço em saber se estão ou não agradando a Deus, baseando-se apenas na "paz interior" e vontade própria. Das coisas mais escrachadas e simples à mais complexas, sempre somos pegos no contrapé.

Porém, a divisão "mundo x igreja" se dá de forma simples: A Porta do Templo - e o termo "templo" se refere a qualquer edificação construída ou adaptada para este fim. Ou seja "MUNDO" são aqueles que estão do lado de fora. Ai, eu te pergunto!! E nós que estamos do lado de dentro!? Somos de "MARTE"!!??

Como disse, ainda tenho muitas dúvidas e não sou capaz de definir este termo, porém, para correr menos riscos, colocamos no mesmo saco tudo que macula a nossa pseudo-santidade, inclusive pessoas. Podemos listar comportamentos legitimamente mundanos, principalmente quando estamos nos sentindo "acima da média".

Depois que listamos tais comportamentos, começamos a dar "uma cara" para cada um. Sempre haverá uma pessoa, uma organização ou um grupo como referência. Então, o mundo que sempre está do lado de fora, agora também está dentro de outras comunidades. Por sua vez, nas outras comunidades, por mais que o discurso patético sobre o "corpo de Cristo" (não importa a placa, somos todos filhos blá blá blá) esteja na boca de seus líderes, sempre vão identificar particularidades do mundo na nossa.

Uma coisa é certa. Quanto mais rotulamos os que estão de fora e uns aos outros, para o "MUNDO", nós crentes somos de "MARTE", por mais moderninho que pareçamos. Os mundanos não gostam do nosso discurso, não gostam do nosso estilo, não gostam das nossas músicas, não gostam da nossa companhia. E olha, que já fizemos de tudo para atraí-los e este "já fizemos de tudo para atraí-los" no dialeto evangeliques se traduz em "ESTRATÉGIA DE EVANGELISMO".

Na verdade, isto prova que a nossa vontade é cada vez maior de se parecer com o MUNDO, mas fazemos de forma tão bizarra que não tem como não ser pareciso com um ser verdinho de antenas e olhos esbugalhados. Como disse Ricardo Barbosa "o sal já perdeu o seu gosto e de nada mais serve a não ser para ser pisado pelos homens". Em outras palavras, motivo de chacotas.

A bíblia é clara em dizer que existem coisas mundanas, por mais que se queiram diminuir o abismo que existe entre o sagrado e o profano. Porém, a duvida sempre existirá: Condição cultural x Exigência do Evangelho. A Vineyard Capital me convida para assistir um ensaio em uma escola de samba, enquanto outra comunidade de Mogi me convoca para "levantar um altar de adoração" no centro da cidade. Em qual eu devo ir??

Resposta: Nenhum dos dois. Não gosto de escola de samba e enredos repetitivos, e o centro de Mogi não precisa de um "altar de adoração". Se me chamassem para assistir um ensaio da OSESP ou uma adoração, servindo os necessitados das periferias começaria a pensar em ir. Saliento - Começaria a pensar, porque entre falar que "vai" e "estar lá" existe um grande caminho a precorrer.

A "nação evangélica" é convocada para estar na Marcha para Jesus e mulheres, mães de homossexuais, vão à Parada Gay orar pelos seus filhos. Onde Jesus Cristo está? (ahá te peguei). Uma coisa peço. Que o Senhor não me tire do mundo mas que me livre do
Malígno. Não quero ser de MARTE.

É isso.
_____________________________
Fernando Vieira Pinto

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
 
©2009 Vineyard Café | Mogi das Cruzes - SP | by TNB