PESQUISE EM NOSSOS POSTS

DA PREOCUPAÇÃO A ORAÇÃO


Uma das formas mais úteis de deixarmos de nos preocupar é esforçarmo-nos por não pensar naquilo que está nos preocupando. Não é com a mente que podemos afastar as nossas preocupações. Quando estou na cama preocupado com uma próxima reunião, não posso evitar a preocupação dizendo para mim mesmo: "Não penses nisso; dorme. Tudo correrá às mil maravilhas, amanhã". A minha mente simplesmente responde: "Como é que você sabe?" e aí estou eu de novo me preocupando.
O conselho de Jesus para elevar o nosso coração para o Reino de Deus é de alguma forma paradoxal. Poderíamos dar a seguinte interpretação a ele: "Se quiseres preocupar-te, preocupa-te com aquilo que realmente vale a pena. Preocupa-te com as coisas mais importantes que a tua família, os teus amigos, a tua reunião de amanhã. Preocupa-te com as coisas de Deus: com a verdade, a vida, a luz!".
E, logo que orientamos o coração para estas coisas, a nossa mente deixa de andar de um lado para o outro, porque entramos em comunhão com aquele que está presente em nós, aqui e agora, e está pronto para nos dar aquilo de que mais precisamos. E, assim, as preocupações tornam-se oração e a nossa sensação de impotência é transformada numa tomada de consciência de que somos fortalecidos com o poder do Espírito de Deus.
Na verdade, não podemos prolongar a nossa vida com as preocupações, mas podemos ir muito além dos limites da nossa curta existência e clamar pela vida eterna como filhos amados de Deus.
Mas isso porá um fim às nossas preocupacões? Provavelmente não. Enquanto estivermos neste mundo cheio de tensões e pressão, a nossa mente nunca estará livre de preocupações, mas, se continuarmos a voltar o coração e a mente para o abraço amoroso de Deus, seremos capazes de continuar a sorrir da nossa própria pessoa preocupada e a manter os olhos e ouvidos abertos aos sinais e sons do reino.
(Henri Nouwen)

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
 
©2009 Vineyard Café | Mogi das Cruzes - SP | by TNB