PESQUISE EM NOSSOS POSTS

PORTA ESTREITA E CAPITALISMO



Deus em sua Palavra nos adverte a passar pela porta estreita, quesito indispensável à salvação. Isso quer dizer que “as coisas boas da vida” tem que ser postas de lado?
Será que quer dizer isso?
No estudo de povos da antiguidade: Sumérios, Assírios, Egípcios... o primeiro passo em direção ao entendimento, é no campo da mentalidade, e isso inclui o imaginário, as expectativas, os parâmetros de certo e errado, e em nosso tempo não é diferente.
Penso nesse sentido, o entendimento de porta estreita, e como podemos encarar tais fatos. Outra menção bíblica, pertinente, é que, o mundo jaz no maligno.
No “mundo” em que vivemos o sistema que rege o ocidente é o capitalista. Karl Marx, precursor e idealizador do socialismo científico, que era ateu, mais que, algumas de suas afirmações nos inspiram coerência, muito mais por sinal, que algumas “prosperidades” cristãs. Em seus estudos por desvendar o capitalismo, nos revela algumas informações: que o capitalismo é uma sociedade, do ter, e não do ser, existe também nesse sistema um fetichismo por mercadorias.
Bom, vamos parar por aqui, pois isso já nos revela muito, e num exercício simples, de enxergar as afirmações de Marx, com o que vivemos, não teremos dificuldades em visualizar claramente.
Voltando a mentalidade, agora a nossa, e absorvida pela igreja protestante, a forma de analisarmos fatos, relacionados às nossas expectativas de futuro, qual a importância do Ter, de Consumir, correr para o novo lançamento, Ter, Ter, Consumir, Consumir..., e o de Ser?
Ter e consumir é necessário, porém ter mais do que precisamos, por status, ou por uma pressão por ser aceito, ... A sociedade capitalista atribui, uma posição elevada, de destaque a quem tem mais..., melhor carro, melhor salário, cargo...
Jesus disse que: o maior em seu reino era o menor aqui, que os últimos seriam os primeiros... Que o tesouro a ser acumulado é nos céus, como?
Através de Ser (caráter de Cristo), difícil ter a mente cativa a esses pensamentos, em meio à tamanha sedução...
Porventura seria estreito, deixar de Ter, para Ser? .Ou deixar de acumular, na terra, para acumular no céu? Ser um ser, com caráter de Cristo e por amor, renunciar o ter (o mundo), por amor a Cristo, e o desejo de ser mais parecido com ele? Compartilhando.
Buscar mais o que Ele buscava..., Priorizar o que Ele priorizava...
O que habita em nosso imaginário?
Karl Marx um revolucionário e ateu, enxergou, e nós? Cristãos?
Renovar nossa mente, ocupada pela mídia e enchê-la da perspectiva de Cristo...
Entre muitas outras coisas, que nos remetem ao caminho estreito, a sedução do capitalismo, tem seu lugarzinho especial...

Marcel Santana
professor de história
membro da vineyard café

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
 
©2009 Vineyard Café | Mogi das Cruzes - SP | by TNB