PESQUISE EM NOSSOS POSTS

Um presídio chamado Igreja.



Dias atrás eu estava em meu trabalho e fui conversar com uma moça que trabalha comigo. Quando cheguei até ela, percebi que ela estava meio aflita e “voando” nas idéias. Meio perdida nas palavras. Estava estranha, fora de si. Tudo bem, imaginei que ela estivesse descascando alguns pepinos no trabalho e deixei pra lá.
Na parte da tarde voltei a conversar com ela e percebi que ela estava ainda mais aflita.
No fim do dia a mesma coisa. Mas desta vez não consegui me conter. Perguntei o que estava acontecendo, porque estava tão aflita. Então, ela me disse: Não gosto de falar da minha vida pessoal no trabalho. Eu disse que tudo bem então. Mas, ela disse: mas eu preciso falar.
Ok, pode falar.

Começou: Você sabe que sou da igreja “tal” né? Então, estou tento um sério problema lá que está tirando meu sono. E minha atenção no trabalho. Cuido do departamento infantil a10 anos, e a semana toda eu tenho de estar na igreja, e no sábado à noite e domingo 3x ao dia. Não tenho mais tempo pra minha filha (ela é separada e cuida sozinha de uma filha de 13 anos). Não sinto mais vontade de ir pra lá. Preciso de um tempo pra mim. Tempo só pra ouvir e receber. Estou muito cansada e desanimada. E por mais que eu fale com meu pastor, ele diz que não tem mais ninguém pra ficar no lugar e que isso vai passar, que é só orar. Sinto-me presa, me sinto oprimida. Mas a 10 anos tudo é igual, nada muda, ninguém ouve nada do que digo, as coisas só estão piorando, ninguém sai da zona de conforto, não agüento mais, preciso de tempo pra mim, só pra ficar quieta um pouco. Estou presa lá e ninguém dá a mínima, pior que não posso e nem consigo sair.

Confesso que quando ouvi aquilo senti muita raiva dos líderes dela. Pois já passei pela mesma situação e fico imaginando quantas pessoas, hoje, dentro das igrejas, passam pelo mesmo.
A igreja deveria ser um lugar acolhedor e não de repressão. Deveria ser algo como aquela reunião de família na casa da avó no domingo, e não como uma cela de presídio.
Alguns anos atrás, eu fazia parte de uma igreja. Nesta igreja, eu tinha um cargo, uma função, era parte da liderança. Mas com o passar do tempo, comecei a ver o lado negro da força.
Eu trabalhava no ministério e ainda cuidava de um departamento da igreja, vivia a igreja todos os dias da semana, mas com o tempo, aquilo foi me consumindo, me desgastando, me deixando triste e desmotivado, pois eu não estava mais trabalhando em função de Cristo, e sim da Igreja, a igreja como instituição e não como corpo.
Comecei a me questionar por que nada mudava, porque as coisas não estavam regredindo, cada vez mais me sentia desconfortável e não queria mais fazer parte daquilo.
Em certo momento cheguei até meu pastor e contei que precisa de um tempo, pois não estava bem, precisava receber, ouvir mais Deus, ficar quieto um pouco. E a resposta dele, sem me perguntar o porquê, foi: Que sair nada, fica ai, ora mais que logo passa. Aquilo me deixou pior ainda, não demorou um mês e sumi de lá, sem dar notícias, disposto a nunca mais entrar em nenhuma igreja.
Bem, esse era o meu plano, mas não o de Deus, uma semana depois conheci um outro lugar, que me acolheu e onde pude aprender e compreender um pouco mais do que é tentar ser cristão.
Eu me lembro que a primeira vez que eu entrei em uma igreja estava tocando: Jesus, você me libertou, Jesus você me libertou...
E hoje, mais que nunca essa música faz sentido pra mim. Hoje me sinto liberto daquela institucionalização, de cargos, posições, me sinto fora da cela.
Mas quantas pessoas estão por ai pressas em presídios. Quantas pessoas estão dentro da igreja clamando por Cristo?
Quantos cristãos, Jesus vai ter que salvar?
Confesso que me sinto incapaz e despreparado para ajudar essas pessoas, pois como posso chegar até elas com minha pequenez infinita e mostrar que a verdade esta lá fora?
Questiono-me se esses líderes, donos desses cárceres que chamam de igreja, têm noção do que estão fazendo, será que eles realmente estão preocupados com as vidas que eles têm nas mãos, ou pra eles essas vidas são só números em uma enorme empresa de comida enlatada? Eles são cegos ou não ingênuos?
Talvez eu nunca vá saber a resposta. Mas oro que assim como Deus cuidou de mim neste tempo, Ele possa cuidar de todos os outros como nós.
John Winber dizia que a igreja deveria ter uma porta de entrada grande e a da saída maior ainda. Para que as pessoas pudessem entrar e sair quando quisessem, mas que por causa dos relacionamentos verdadeiros, e não institucionais, elas ficariam ali, e não iriam embora.
Será que é tão difícil viver isso? Será que tudo que deveria ser tão simples virou uma enorme utopia?
Pra que departamentos? Pra que cargos? Pra que pressão e opressão?
Nós somos a igreja e tudo que precisamos é de Cristo e um dos outros. Nada mais.

No livro de Gálatas, Paulo descreve como é preciosa a liberdade que Cristo nos da, e diz que devemos fazer tudo para conservá-la.
Cristo nos libertou para que nos sejamos realmente livres. Por isso continuem firmes como pessoas livres e não se tornem escravos novamente.
Gálatas 5:1

Será que esses “líderes” pularam esse capítulo? Pelo jeito pularam o livro todo.
Que Deus nos ajude a viver e a levar a todos, dentro e fora da igreja, a liberdade que Ele nos ofereceu por amor, pois na minha pequenez, nada posso sem Ele.

Doug | Inconformado com a igreja.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
 
©2009 Vineyard Café | Mogi das Cruzes - SP | by TNB