PESQUISE EM NOSSOS POSTS

COMUNHÃO


O que impede a comunhão?
Quatro coisas, pelo menos.

O primeiro obstáculo é a auto-suficiência. Não pode haver comunhão enquanto as pessoas não percebem que dependem umas das outras para receberem ajuda espritual. Uma atitude de auto-suficiência espiritual pode refletir o estado de morte espiritual do não-convertido, para quem todas as coisas espitiuais parecem irreais; ou pode refletir a miopia espiritual de crentes indolentes (cf. Hb 5.12 ss.; Rm 12.1-3) - os quais podem ser até mesmo velhos na fé. Esta atitude também pode ser a racionalização de alguém que, pelo orgulho, pelo senso de culpa ou pela hipocrisia consciente, ou mesmo por todos esses três defeitos, não está disposto a compartilhar as suas necessidades espirituais e a pedia ajuda de outros. Porém, qualquer que seja a causa, a auto-suficiência exclui a comunhão desde o seu início.

O segundo obstáculo é o formalismo. Alguns compreendem que a comunhão cristã se resume em envolver-se na adoração pública com uma postura correta, sobretudo na ocasião da Ceia do Senhor, e evitam qualquer comunhão mais íntima. Essa atitude tem diminuído em nossos dias, especialmente através do informalismo do movimento carismático, embora aja lugares onde ela perciste. Uma vívida adoração litúrgica, sertamente é comunhão cristã, mais esta não se limita a adoração litúrgica, e eu espero que isto ja esteja claro para meus leitores.

O terceiro obstáculo é amargura, que se espressa por constantes atitudes de hostilidades. Hebreus 12.15 nos adverte sobre a perturbação que uma raiz de amargura pode causar a amargura parece derivar-se mais frequentemente do orgulho ferido e da malícia defenciva, de algum senso de injustiça, de mals-tratos ou de traição, ou então da inveja que se ressente em face dos dons, da posição ou do sucesso de outrem. A inveja, em particular, torna-se uma raiz oculta de amargura, expremindo-se em controvérsias, em frieza pessoal, em malidicência (que alguém definil como arte de confessar os pecados alheios), em protesto ou em divisionismo. Na comunhão altêntica, cujo alvo é tornar a outra pessoa mais hábio para Deus, há um lugar próprio para crítica construtiva. A crítica pode ser exigida pelo amor, como os pais o sabem mais ela precisa ser construtiva, e não destrutiva, oferecida com gentileza e restrição, por alguém que esteja consciênte de ser ele mesmo um pecador e que reconhece que todos nós aceitamos bem pouco qualquer crítica. Entretanto, quando o motivo por detrás da crítica é a amargura, ela acontecerá de modo arrogante e desenfreado, que nega comunhão, ao invés de promovê-la.

O quarto obstáculo é o elitismo, uma atitude de superioridade que produz "panelinhas" alicerçadas sobre o exclusivismo. Trata-se de uma imitação satãnica da verdadeira comunhão, da qual nada é excluido, exceto a incredulidade. Quando grupos superentusiasmados se reunem para formar associações basiadas em pequenas peculiaridades doutrinárias ou na atração magnética de um líder, o orgulho sobressai e a comunhão definha. Essa lista de obstáculos à comunhão poderia ser mais minuciosa, mas sem dúvida não há necessidade disso.


Colabração Carlos Mangueira
Extraído do livro "Vocábulos de Deus" J.I. Packer, pg. 181 editora Fiel

VCLUB | CLASSIC ROCK | dia 3.7

ORIGENS & DESTINOS


A Bíblia começa com o Éden e termina com a nova Jerusalém. Tanto a origem como o destino do testemunho bíblico apontam para as mesmas realidades:

Harmonia entre os seres humanos;
Harmonia entre o ser humano e a natureza;
Harmonia entre ser humano e Deus;
Harmonia entre natureza e Deus;
Harmonia ecológica;
Harmonia psicológica;
Harmonia sexual;
Harmonia cultural;
Abundância de paz;
Ausência de sofrimento;
Ausência de maldade;
Ausência de lágrimas e tristezas;
O propósito é vida em abundância.

Talvez alguém diga: “É utopia”. Pode ser. Porém, a espiritualidade e a missão cristãs ocupam-se com a construção dessa utopia. Certamente, mais que utopia, são expressões que denotam origens e destinos.

Tenha um ótimo final de semana!

milton paulo

A vida passa demasiadamente rápida


A vida passa demasiadamente rápida. Viva hoje.

Neste comercial a Coca-cola aproximou o homem mais velho da Espanha com o mais jovem recem nascido. Assista e reflita.

A homogeneização que vem de Jesus



Desde que eu me denomino cristã, percebo que existe uma famosa rivalidade: Jesus x Religião. Mas,

O que é religião?
É ela que nos leva a Deus?
Ela é o caminho verdadeiro e único de Salvação?
É a base de uma vida reta?


Qual será a verdadeira igreja de Jesus Cristo?
Onde será que Ele escolheria estar, se vivesse hoje?
Será que Ele teria um programa de TV?
Quem são os verdadeiros membros da igreja de Jesus?

Bom, não quero confrontar ninguém, nenhuma denominação, nenhum pastor e nenhuma "religião", mesmo porque acho que meus textos não afetam tanto, e nem se repercutem na internet em grande escala. só quero, por meio desse pequeno texto, escrever algo que tire a idéia de que ser cristão é esse freak show que vemos hoje. Tentarei responder as perguntas que eu fiz no começo do texto, de acordo com a minha vida e convivência com o amor de Jesus.

Pra mim, hoje, religião não une o homem a Deus, pelo contrário, ela afasta, coloca barreiras, tópicos e regras para a vida, que deveria ser entregue de maneira simples e direta a Jesus. Ela manifesta, nas pessoas, o orgulho e a vontade de ser visto dentro da comunidade. Pessoas tentam se mostrar mais espirituais de acordo com a religiosidade e o julgamento que faz das demais pessoas, pecadoras por natureza, como a biblia afirma que TODOS somos. A Religião não admite erros. Se você não é igual a mim, que sou lider dessa congregação, você está errado. Para a religião existem pessoas boas e más. As boas, é claro, são aquelas que estão na minha igreja e se parecem comigo, as más, o restante do mundo. A religião coloca patamares de convivência com Deus, niveis de fé. Só os pastores e padres ungidos pelo Espirito Santo, tem livre acesso a Deus, o resto dos meros mortais, tem que agendar hora para ter uma oração abençoada. Enquanto a biblia diz, que Jesus veio para rasgar o véu que separava as pessoas de Deus. Nada leva a Deus, senão Jesus. Ele é o Caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai, senão por Ele. (Atos 4:12) "E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos". E você não encontra Jesus nas manifestações de religiosidade das igrejas de hoje em dia. Você pode achar que eu estou sendo radical, mas te desafio: assista qualquer um desses programas de TV que promovem a cura e salvação, e conte quantas vezes a tal "cura" foi atribuida a Deus, e não a igreja de blá blá blá (pra não citar nomes). A base de uma vida reta é Jesus. E ninguém mais. E nenhuma placa, e nenhum nome. Jesus nos basta. Ele não divide igrejas, placas, nomes e cargos. Ele nivela, Ele mistura, Ele não faz separação de Santos e Pecadores. Todos somos seres humanos. E nós criamos a religião. Pode então algo criado por seres tão falhos, ser perfeito?

Entenda que aqui, eu não estou indo contra as nomenclaturas: católicos, protestantes, evnagélicos do terceiro mundo (etc). Estou indo contra as pessoas que deixam Jesus de lado, para viver o circo que é a religiosidade .

A verdadeira igreja de Jesus Cristo, é invisível, embora esteja em todos os lugares. Ela é viva, moderna e cheia de perguntas. A igreja se apresenta através da obediência, santidade, fidelidade e submissão total a Cristo. A igreja é escolhida e preparada. Se Jesus estivesse aqui hoje, estaria no meio dos pobres, dos famintos, das pessoas que nos negamos ver. Ele estaria convertendo corações e espalhando o amor. Curaria pessoas e não se preocuparia com fama e reputação. Fugiria dos holofotes e dos números. Não subiria em um pulpito para pedir dízimos, e não daria entrevistas sobre os milagres que fez. Não separaria os bons e os maus, e sim os pecadores arrependidos, dos não arrependidos. Trabalharia em silêncio. Sua igreja seria formata por aqueles que O aceitam como Salvador. Aqueles que entendem que tem uma reponsabilidade social, e que devem cuidar do próximo.

"Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas".
Apocalipse 22:14

G Flores

JESUS AMANDO A TODOS


Quando um homem pergunta a Jesus qual é o mandamento mais importante de todos, ele diz "Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas forças. E o segundo é este: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que esses."
Primeiro á Deus, depois ao próximo. O interessante, é que Jesus não fala que é só para amar aqueles que te amam. Mas ele diz, ama o teu próximo.
È uma realidade dificil, porque nós como humanos somos egoistas. Só queremos amar aqueles que vão nos amar de volta. Mas na vida de Jesus, ele especialmente amou aqueles que a sociedade despresava. Por exemplo, os doentes, os cegos, os surdos, os mudos, os sujos.... ele amava todos, e era para eles que ele tinha um ministério. O coração dele se tocava com o sofrimento daqueles que não tinham nada a oferecer a sociedade.
A época em que eu estava na Hungria, eu tive a experiencia de um preconceito muito cego. Muitos Hungaros crescem com uma visão de ciganos que muitas vezes não é mais a realidade. Esse preconceito, quase que um ódio as vezes, chegou a efetar a vida da minha familia. Os ciganos são vistos como um povo enganador e sujo mesmo fora da Hungria. E isso passou para gente. Uma vez, quando estava em uma loja procurando um coisa, eu percebi que aonde que eu ia tinha um guarda me seguindo. Eu fiquei assustada tentando entender porque ele tiria razão de me seguir. Eu quase nem tocava na mercadoria, e eu pegava as coisas e colocava direto na cesta. Mas por eu ser de fisionomia cigana, ele naturalmente pensou que eu estava querendo roubar.
O engraçado é que os Hungaros amam os Brasileiros. Tem uma copa ai de 1960 e pouco que eles ganharam do Brasil. Então quando eles descobrem que você é brasileiro, parece que eles passam por uma luta dentro de seus corações.
Mesmo na escola americana, o pessoal demorou a fazer amizade comigo porque eles tinham essa mesma visão.
Mas porque isso? Porque um certo grupo de pessoas são desprezadas? Não somos todos iguais? Não temos os mesmos medos, alegrias, esperanças, pele? Jesus via por trás do nosso exterior, ele via as pessoas quebrantadas e pessoas que precisavam de um Salvador. Ele nos amou, mesmo antes que nascemos... mesmo sendo sujos, enganadores e egoistas. Porque não fazemos o mesmo que eles fez por nós?
Se ele não nos salvou, porque não demonstramos esse mesmo amor para o nosso próximo? É uma pequena demonstração do que Jesus fez por nós.
Mas eu nem estou falando de ciganos... mas aquela pessoa que você realmente não gosta. Pessoas que estilos de vida diferentes... você sabe quem que eu estou falando. Porque você não sai da sua zona de comforto e ama essa pessoa?
Se vamos agir da maneira humana, então porque Jesus no amou temos que amar.

-- Run as often as you choose, but do not faint.

Por Aline Correa | Friendship

CD QUERO VIVER | VINEYARD CAFÉ | DOWNLOAD


Conta-se a história que certa vez John Wimber (fundador da Vineyard) viajou para África e ao chegar lá, os irmãos daquele País estavam cantando as mesmas canções que eles haviam cantado há poucos dias nas reuniões realizadas nos EUA. Isso num tempo sem internet, skype, my space, orkut, MP3, CD, DVD, etc... Essas canções viajavam através de fitas cassetes gravadas de maneira precária durante as reuniões. QUERO VIVER, tenta resgatar um pouco desse tempo. Queremos compartilhar o que já tem acontecido em nossa igreja local com o maior numero de pessoas possível. QUERO VIVER são expressões de adoração, confiança e descanso, para pessoas que possuem o profundo desejo de ligarem seus corações a Deus.

Algumas coisas guiaram o processo de concepção deste projeto: Primeiro, o desejo de compartilhar. Num mundo onde tudo custa tão caro, como oferecer algo acessível? Segundo, o desejo de ensinar. Por isso uma versão simplificada das canções com o objetivo direto e simples de fazê-las conhecidas e entrega-las para um test-drive na mão de quem realmente importa: você. Espero que goste e se puder, mande-nos sua opinião. Queremos saber até onde estas músicas foram e como elas foram utilizadas no seu contexto de vida. Aprenda. Toque. Cante. Seja ela uma ajuda que também te faça clamar: QUERO VIVER.

Para Comprar o cd envie um email para: contato@vineyardmogi.com.br
Ou deixe um recado aqui.

Quero Viver | Vineyard Café | 2009
1. Sempiterno Deus
2. Tu és Luz
3. Por Amor
4. Meu desejo
5. Só Tu és
6. Quero Viver
7. Prosseguir
8. Minha Vida
9. Somente Teu
10. Temos Paz

------
Quer saber se vai gostar do CD? Baixe grátis as faixas "Prosseguir" e "Quero Viver" clicando AQUI

Abaixo o Leandro cantando "Prosseguir".


Nos vemos no caminho.

O SOL


Dias atrás eu estava em um treinamento quando meu chefe, um senhor com muita experiência, me contou algo que aconteceu há alguns meses com ele e que fez com que repensasse toda a sua vida.
Ele estava em um evento no sul, com vários empresários donos de fábricas de móveis.
Ele sempre gostou de conversar com pessoas mais velhas, ouvir suas histórias e experiências.
Em um certo momento, ele avistou um homem em um stand, sentado em uma cadeira de rodas ligado a tubos e a um aparelho de respiração, ao seu lado uma enfermeira e um homem que parecia um segurança.
Ele se aproximou e viu que era umas pessoas que ele já havia conhecido a alguns anos, proprietário de uma das maiores fabricantes de móveis do pais, mas não naquela situação. Então começou a puxar assunto e perguntou o que havia acontecido.
O senhor na cadeira de rodas começou a contar com dificuldade:

Você está vendo esse homem em pé ao meu lado? Ele é meu motorista há 20 anos. Ele tem a minha idade, 54 anos, e olha como ele esta forte e saudável.
Durante toda minha vida, eu só quis trabalhar, quis construir um império, ganhar muito dinheiro e me tornar pioneiro no mercado.
Durante os últimos 20 anos, eu não vi o sol. Eu era o primeiro a chegar na empresa, antes do sol nascer e o último a ir embora, depois que o sol se punha.
Enquanto eu ficava trabalhando pra ganhar mais, meu motorista, ia pra casa curtir sua família. Nos finais de semana quando eu estava na empresa trabalhando mais e mais, ele estava em casa, se divertido e passeando.
Ele via o sol todos os dias.
E eu? Eu só trabalhava.
Hoje, estou assim. Eu acabei com minha saúde por dinheiro. Hoje preciso de uma enfermeira pra tudo. Não posso fazer mais nada sozinho.
Eu não vi meus filhos crescerem, eu não cuidei da minha esposa. Hoje minha esposa foi embora e meus filhos não falam mais comigo, pois eu não estava lá quando eles precisaram de mim.
Hoje, minha empresa está falindo e eu estou morrendo.
Não faça isso da sua vida. Não vale a pena.

Após contar isso, meu chefe me perguntou. Você tem visto o sol?
Isso me fez pensar se eu tenho aproveitado minha vida como deveria aproveitar.
Você tem vivido sua vida como deveria viver?
Hoje, nós vivemos em uma sociedade totalmente capitalista e pluralista. Queremos ter as melhores roupas, ir aos melhores lugares, ter o melhor carro, uma TV de 572’ polegadas e tudo de melhor que o dinheiro possa nos oferecer.
Ta, mas e quanto às coisas que tem valores verdadeiros?
Será que eu realmente preciso daquela TV de 572’ polegadas?
Será que eu preciso mesmo trabalhar 20horas por dia, 7 dias por semana pra ter tudo isso?
Lógico que precisamos trabalhar e honrar nosso trabalho, mas é necessário mesmo nos matarmos pra conseguir dinheiro e mais dinheiro?
Conheço dezenas de pessoas que se matam de trabalhar e fazer hora extra, e não vivem as pessoas ao seu redor. Vivem em função do trabalho e nada mais.
Será que somos como aquele senhor na cadeira de rodas ou como aquele motorista?
Às vezes me vejo na posição daquele senhor. Muitas vezes já me peguei pensando: preciso trabalhar muito pra ganhar mais pra poder ter aquilo tudo.
Mas, pra que?
Deus já não me dá o suficiente? Deus me deu amigos, família, pessoas que se preocupam comigo, que estão sempre comigo. Mas será que estou suficientemente perto deles?
Será que estou lá quando eles mais precisam?
Não quero ser mais um capitalista pluralista e chegar aos 50 anos, sozinho.
Quero sim, ter minhas coisas mas o que mais quero, são as pessoas ao meu redor.
Basta uma vida simples, não preciso das coisas mais caras. Preciso sim, de pessoas comigo.
Cristo era um cara simples, aqueles caras que os seguiam eram caras simples, pq eu não consigo ser?
Eu quero ver o sol nascer e se por e quero estar com as pessoas que me amam qdo elas precisarem de mim.
Não quero acabar como aquele homem da cadeira de rodas.
A qualquer momento eu posso partir. Posso me engasgar com coca cola e morrer, posso ficar velho e solitário. Então porque me preocupo tanto com coisas ao invés de me preocupar com pessoas?
Lógico que eu não posso sair por ai vivendo “La vida loka”. Mas devo aproveitar a graça divina que é esta vida, que Deus me deu para honrá-lo todos os dias. E amar e cuidar das pessoas, faz parte deste processo.
Para que no fim da minha vida eu possa dizer: eu vi o sol.
Nós nascemos sem pedir e morremos sem querer, estamos vivos por pura graça divina, então aproveite o intervalo que Deus te deu da melhor forma. Veja o sol!

O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira? Pois não há nada que poderá pagar para ter de volta essa vida.
Mt 16:26


Doug

VCLUB | MÚSICA CALDO e BATEPAPO

Quando amei o próximo como a mim mesmo...



Quando amei o próximo como a mim mesmo, entendi que em qualquer circunstância, eu devia estar sempre pronto a compreender e perdoar os erros alheios, e isso não depende do lugar onde eu estou, ou a hora que acontece. E, então, pude orar e pedir sabedoria para que isso fosse real na minha vida.
Hoje sei que isso tem nome... Igualdade.

Quando amei o próximo como a mim mesmo, pude perceber que cada pessoa tem sua angústia, sofrimento emocional e que isso não passa de um sinal de que essas pessoas estão longe do amor e da verdade, que Jesus nos ensina.
Hoje sei que isso só é possível com ...Compromisso.

Quando amei o próximo como a mim mesmo, parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver como as pessoas que me cercam, e as situações que eu vivo com elas, contribuem para o meu crescimento.
Hoje chamo isso de ... Amadurecimento.

Quando amei o próximo como a mim mesmo, comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar sua “religião” para uma pessoa que não quer saber disso, e pude diferenciar isso, da leveza e sutileza de oferecer uma palavra de Cristo para alguém em um momento ruim.
Hoje sei que o nome disso é... Respeito.

Quando amei o próximo como a mim mesmo, comecei a pedir para Deus me dar oportunidades para vivenciar o amor, e recebi pessoas, tarefas e coisas que não me agradaram. De inicio achei que Deus não ouvisse minhas orações.
Hoje sei que se chama ... Ensinamentos.

Quando amei o próximo como a mim mesmo, deixei de temer meu tempo livre, não faço mais planos, abandonei projetos pessoais, e vivo cada dia a surpresa de um amigo e de um abraço compartilhado, um problema que se divide, e uma alegria que se multiplica.
Hoje chamo isso de ... Amor.

Hoje faço o que acho certo, o que Deus me ensinou, no meu ritmo, com os meus erros, humanamente aceitáveis. Não me glorifico pelas boas obras, e não me martirizo pelos pecados, mas me prostro a quem pode consertar o que foi feito.
Hoje sei que isso é... Humildade.

Quando amei meu próximo como a mim mesmo, desisti de querer ter sempre razão, e com isso, errei muitas menos vezes. Não espero mais ter a ultima palavra em uma discussão, aliás, fujo das discussões.
Hoje descobri a... Mansidão.

Quando amei o próximo de verdade, desisti de ficar revivendo o passado, me preocupar com as minhas dores e feridas, me centralizar no universo. E passei a prestar atenção em quem chora, em quem tem fome, e nas crianças que passam despercebidas nas ruas.
Isso é ... Compaixão.

Quando amei o próximo de verdade, percebi que a minha mente pode me atormentar e me decepcionar, que o meu coração pode me enganar, e me trair. Mas se eu os coloco a serviço de Deus, eles se tornam valiosos aliados, e servos permanentes da obra aqui na Terra.
Pra mim, isso é ... Submissão.

Seguir o que Jesus ensinou, nada mais é do que viver com amor, alegria, espalhando paz e vivendo não só em sua função. Enxergar a dor dos outros, tirar a nossa imagem do pedestal, e servir. Nada disso é possível se não for o amor Daquele que nos amou primeiro.

Tudo isso é....Saber viver!!!

Adaptação do texto de Charles Chaplin

Postado por G Flores

A PONTE

apenas assista.

CD QUERO VIVER | VINEYARD CAFÉ


Conta-se a história que certa vez John Wimber (fundador da Vineyard) viajou para África e ao chegar lá, os irmãos daquele País estavam cantando as mesmas canções que eles haviam cantado há poucos dias nas reuniões realizadas nos EUA. Isso num tempo sem internet, skype, my space, orkut, MP3, CD, DVD, etc... Essas canções viajavam através de fitas cassetes gravadas de maneira precária durante as reuniões. QUERO VIVER, tenta resgatar um pouco desse tempo. Queremos compartilhar o que já tem acontecido em nossa igreja local com o maior numero de pessoas possível. QUERO VIVER são expressões de adoração, confiança e descanso, para pessoas que possuem o profundo desejo de ligarem seus corações a Deus.

Algumas coisas guiaram o processo de concepção deste projeto: Primeiro, o desejo de compartilhar. Num mundo onde tudo custa tão caro, como oferecer algo acessível? Segundo, o desejo de ensinar. Por isso uma versão simplificada das canções com o objetivo direto e simples de fazê-las conhecidas e entrega-las para um test-drive na mão de quem realmente importa: você. Espero que goste e se puder, mande-nos sua opinião. Queremos saber até onde estas músicas foram e como elas foram utilizadas no seu contexto de vida. Aprenda. Toque. Cante. Seja ela uma ajuda que também te faça clamar: QUERO VIVER.

Para obter o cd envie um email para: milton_paulo@uol.com.br
Ou deixe um recado aqui.

Quero Viver | Vineyard Café | 2009
1. Sempiterno Deus
2. Tu és Luz
3. Por Amor
4. Meu desejo
5. Só Tu és
6. Quero Viver
7. Prosseguir
8. Minha Vida
9. Somente Teu
10. Temos Paz

------

Quer saber se vai gostar do CD? Baixe grátis a faixa "Prosseguir" clicando Aqui.


Nos vemos no caminho.

ONDE ESTÁS IGREJA?



Onde estás Igreja,
Te perdestes fora da Multidão?
Não há ninguém que clame por ti,
Não há ninguém que se aperte para te ver?
Ouço sim:
Os clamores dos que estão sem pão;
Ouço o grito dos excluídos;
Ouço a voz do que pede justiça;
Ouço o choro dos abandonados;
Ouço a voz dos desesperados...
Só não ouço a tua voz,
Não vejo tua participação
Nas vidas da tua Nação.
A justiça está longe da tua lida,
A luta do teu povo se tornou do povo não teu...
Onde estás Igreja?
Precisas andar com o Cristo,
Precisas fazê-lo ser visto em Ti,
Precisas voltar teus olhos pro hoje
E imaginar como será o amanhã sem ti...
Será que serás lembrada?
Será que serás desejada?
Ou será que na boca dos que te rodeiam hoje,
Serás aplaudida pela tua partida?


Janaina Lima
Vineyard Recife (em plantação)

POR QUE AS MULTIDÕES SE PERDEM?


Neste mal encenado espetáculo que se tornou a Igreja evangélica brasileira, nas quais alguns púlpitos mais se parecem com picadeiros de circo, uma pergunta me persegue: o que leva milhões de pessoas às reuniões de “poder”, aos congressos de "fogo”, às campanhas e vigílias de “unção” destes famigerados estelionatários da fé, lobos adornados com as rústicas peles de um cordeiro?
O quê os mantêm deslumbrados com tais líderes cegos mesmo após suas excrescências lhe mancharem a fronte e suas vestes se rasgarem?
Alguns fatores podem explicar o porquê e gostaria de compartilhá-los com você (mesmo que você os conteste ou os ignore).


1. A frouxidão moral do brasileiro médio Mas em Teu nome curamos enfermos e expulsamos demônios... Afastai-vos de mim pois não vos conheço!

Sérgio Buarque de Holanda em Raízes do Brasil divaga sobre este aspecto de nossa personalidade nacional nos termos do homem cordial. Ele chega a dizer que “a uma religiosidade de superfície, menos atenta ao sentido íntimo das cerimônias que ao colorido e à pompa exterior, quase carnal em seu apego ao concreto e em sua rancorosa incompreensão de toda verdadeira espiritualidade; transigente, por isso mesmo que pronta a acordos, ninguém pediria, certamente, que se elevasse a produzir qualquer moral social poderosa.” (grifo meu) Este aspecto produz nossos ”rouba mas faz” e conseqüentemente o “evangelho do rouba mas faz”, o evangelho da moral frouxa em que líderes pecaminosos (ainda que haja uma rigidez moral em relação a desvios sexuais como
adultérios) permanecem amados e respeitados no seio das igrejas.
Ele desvia dinheiro da igreja? Duvido! Deus faz milagres através dele...Ele tem carros importados na garagem às custas das nossas ofertas? Digno é o obreiro do seu salário...É o dom da prosperidade sobre ele pois nós somos cabeça e não cauda (ainda que quem esteja proferindo palavras como essa ainda ande a pé...).

2. A tendência natural de todo ser humano ao caminho mais fácil O caminho largo conduz à perdição. O caminho estreito é o que conduz à salvação.

Em qualquer nação, era ou civilização, demonstrado está que o espírito do homem o conduz ao conforto próprio. Parece-me expressar uma tendência natural de auto-sobrevivência que nos impele àquilo que parece mais simples e que exija menos esforço. Nos últimos dias comecei a refletir sobre este aspecto de nossa natureza dentro da igreja, ao vislumbrar um caso que me parece muito sintomático e que tem assolado à Igreja brasileira (neste caso, até internacional).
Um senhor ao final da reunião procurou pelo pastor para relatar de sua dor e sofrimento em relação à doença de sua filha (crônica e humanamente incurável). Para nós pastores e líderes faz-se muito mais confortável fazer a oração da fé, determinar a cura, dizer ao pai que tome posse da benção e despedi-lo em paz. Ele precisa disso talvez mas ele precisa de muito mais.
Nosso verdadeiro evangelho implica tomar sobre nós uma carga um pouco maior, uma cruz; implica caminhar ao lado daquele pai, chorar com ele, suportá-lo em sua dor, derramar azeite sobre suas feridas, bálsamo sobre seu corpo já inerte pela dor da filha. Viver um evangelho maniqueísta neste sentido (de um Deus neo-pentecostal que sempre cura ou de um Deus tradicional que nunca cura) é muito mais confortável e muito mais fácil.
Relacionar-se com um Deus que não tem respostas imediatamente conclusivas neste caso é muito mais uma questão de fé e não somente da razão. Isto é cristianismo, o cristianismo do copo de água ao sedento, da oração na casa da viúva, do copo de vinho para Timóteo, da visita ao Paulo encarcerado e à beira da condenação, do choro ao lado de Jó.

3. A falta de Educação formal
Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.

Uma pesquisa realizada pela ONG Ação Educativa, em parceria com o Instituto Paulo Montenegro (ligado ao Ibope) indicou que apenas 25% dos brasileiros com mais de 15 anos têm pleno domínio das habilidades de leitura e de escrita. Isso quer dizer que 1 em cada 4 brasileiros consegue compreender totalmente as informações contidas em um texto e relacioná-las com outros dados.Segundo o levantamento, 38% dos brasileiros podem ser considerados analfabetos funcionais. Quando o estrato estudado é aquele em que as pessoas tinham apenas três anos de estudo, o percentual de analfabetos funcionais chega a 83%. Mesmo entre as pessoas com quatro a sete anos de estudo, pouco mais da metade atinge os níveis básico e pleno de habilidade de leitura e de escrita. Os demais também podem ser considerados analfabetos funcionais. (Fonte: Folha de S. Paulo).
Um povo cego que sempre se verá guiado por outros cegos. Neste dantesco inferno deixamo-nos guiar por quaisquer que sejam os Virgílios. Prosperam em nossa terra líderes que não consegue interpretar a verdade explícita das Escrituras (ou não querem), que lêem textos sem acentos encontrando assim mensagens divinas guiando um povo que ouve o que quer e não o que precisa.
Dói-me perceber que em alguns casos a falta de uma educação formal, básica, que nos afastaria das condições de analfabetos funcionais. O impacto desta tragédia social em nossas igrejas se reflete em heresias, desvios de conduta, extorsões, crimes contra a palavra e contra os homens, acobertados por leituras deturpadas da palavra que conduzem milhões ao abismo. Antes que este artigo seja taxado de elitista, ressalto que o resgate da cidadania dentro das igrejas em grande parte também é responsabilidade das...

4. Elites cristãs subdesenvolvedoras
Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti:
que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus.

As elites evangélicas brasileiras em sua grande maioria se ausentaram de seu papel enquanto sal da terra e luz do mundo e sua omissão tem custado caro. Enquanto ficamos discutindo se arminianistas ou calvinistas estão certos, se pentecostais ou tradicionais (debate que não faz sentido para a multidão descrita logo acima) o espaço já foi preenchido por outras palavras, outras mensagens, outros líderes.
Nosso evangelho resumido às nossas reuniões, às nossas palavras, à nossa fé, deveria estar somando-se ao evangelho das obras, ao evangelho da ação, ao evangelho maltrapilho feito para os pobres, os doentes, os já excluídos pelo Estado que, se não foram acobertados pelo tráfico, pela criminalidade ou pela prostituição o serão por estes líderes evangélicos. Neste diapasão nosso discurso perde a força que deveria ter pois este “evangelho” da heresia, da frouxidão moral, da falta de educação está literalmente salvando vidas, ainda que por interesses escusos enquanto o nosso...bem, o nosso...
Que Deus tenha misericórdia de nós.

Marcos Paulo Sabiá, em seu blog. [via Bereianos]

Fernando Vieira Pinto

ISSO É BRASIL!



Paulo, 28 anos, casado com Sônia, grávida de 4 meses,desempregado há dois meses, sem ter o que comer em casa foi ao rio Piratuaba-SP a 5km de sua casa pescar para ter uma 'misturinha' com o arroz e feijão, pegou 900gr de lambari, e sem saber que era proibido a pesca, foi detido por dois dias, levou umas porradas. Um amigo pagou a fiança de R$ 280,00 para liberá-lo e terá que pagar ainda uma multa ao IBAMA de R$724,00.
A sua mulher Sônia grávida de 4 meses, sem saber o que aconteceu com o marido que supostamente sumiu, ficou nervosa e passou  mal, foi para o hospital e teve aborto espontâneo. Ao sair da detenção, Ailton recebe a noticia de que sua esposa estava no hospital e perdeu seu filho, pelos míseros peixes que ficaram apodrecendo no lixo da delegacia.
Quem poderá devolver o filho de Sônia e Paulo?
Henri Philippe Reichstul, de origem estrangeira, Presidente da PETROBRAS. Responsável pelo derramamento de 1 milhão e 300 mil litros de óleo na Baía da Guanabara. Matando milhares de peixes e pássaros marinhos. Responsável, também, pelo derramamento de cerca de 4 milhões de litros de óleo no Rio Iguaçu, destruindo a flora e fauna e comprometendo o abastecimento de água em várias cidades da região. Crime contra a natureza, inafiançável.
Encontra-se em liberdade. Pode ser visto jantando nos melhores restaurantes do Rio e de Brasília.
Esta é uma campanha  em favor da VERGONHA NA CARA. Eu já divulguei, e você? Faça sua parte, não demora em nada.
(Abril / 2009)bra

Related Posts with Thumbnails
 
©2009 Vineyard Café | Mogi das Cruzes - SP | by TNB