PESQUISE EM NOSSOS POSTS

HOMENAGEM PÓSTUMA: Pr. Nilton L. Baro


No último dia 10 de agosto, faleceu o pastor Nilton Paulo Lira Baro, pastor-fundador da Comunidade Vineyard de Bauru - duas vezes presidente do
Conselho de Pastores Evangélicos de Bauru e Região e também fundador e colaborador de muitos outros ministérios cristãos em nossa região. Pr. Nilton
deixou a esposa, Maria Dora, os filhos Maressa, Paulo, Erika e Michele, além de quatro netos.
O cidadão Nilton Lira era natural de Bauru, descendente de espanhóis, foi criado na quadra dois da rua Araújo Leite, onde mais tarde, construiu sua casa e também seu consultório dentário. Formou-se dentista pela Faculdade de Odontologia de Bauru – USP, e nunca abandonou a profissão que tanto amava e à qual tanto se dedicou. Nos últimos anos, além do consultório particular, como funcionário público federal, era dentista do SMI – Serviço de Moléstias Infecciosas, atendendo especificamente pacientes HIV positivo.
Com espírito pioneiro, o Pastor Nilton fundou duas igrejas, a Comunidade Cristã de Piratininga e a Comunidade Cristã de Bauru, que se associaram à Vineyard International, vindo a ser as duas primeiras igrejas Vineyard no Brasil. Estas duas igrejas frutificaram em outras que foram plantadas em outras partes do país e também na organização da Vineyard Music Brasil, braço musical da igreja, cujas produções fonográficas estão espalhadas pelo Brasil e outros países de língua portuguesa.
Pastor Nilton foi também um dos fundadores do Esquadrão da Vida, atuando não apenas como membro da diretoria, mas também oferecendo serviços gratuitos de odontologia, ensino bíblico, aconselhamento e oração.Além disso foi o fundador do Capítulo da Adhonep - Associação de Homens de Negócios do Evangelho Pleno - em Bauru e foi o primeiro implementador dos cursos da Universidade da Família em Bauru, entre eles Casados para Sempre e Veredas Antigas. Foi sua também a iniciativa de trazer o ministério Desperta Débora para Bauru e ele também foi o contato principal para que o ministério JOCUM - Jovens Com Uma Missão trouxe-se uma base para a cidade e estabelece-se aqui a Vila do Louvor. Durante sua vida de serviço cristão, o Pr. Nilton fez diversas viagens missionárias para China, Coréia do Sul, Estados Unidos, Bolívia, Costa Rica e outros países. Em algumas delas, como para a Europa e África, trabalhando como dentista-missionário, tratando dos dentes, mas também, da alma das pessoas. Seu velório e funeral receberam centenas de pessoas que emocionadas prestaram suas últimas homenagens e participaram de um culto de louvor a Deus, na Vineyard de Bauru. Abaixo algumas palavras proferidas pelos pastores que falaram na cerimônia. Durante a cerimônia foram projetadas na tela as palavras do Apóstolo Paulo, em 2 Timóteo 4.7 que servem como memorial da vida deste incansável servo de Deus “Combati o bom combate, acabei a corrida, guardei a fé”

“Nilton foi meu pai na fé. Ele me encontrou quanto minha vida estava arruinada e
falou do amor de Deus para mim, com palavras sim, mas especialmente com gestos
práticos de amor e bondade. Estou aqui hoje por causa dele. Os frutos de sua
vida são incontáveis, eu sou um deles” – Pedro Peres, pastor da Comunidade
Cristã Nova Aliança, em Agudos, SP


“Me lembro das palavras que ele disse quando eleito pela primeira vez como
presidente do Conselho de Pastores: ‘aprendi a nunca dizer não àquilo que Deus
me diz para fazer’. A marca de um homem de Deus é o legado que ele deixa. Pr.
Nilton se foi, mas deixa sua marca.“ – Edson Valentim, pastor da Igreja
Batista Bereana de Bauru, SP, e presidente do Conselho de Pastores Evangélicos
de Bauru e Região

"Um homem de coração quebrantado. Pastor Nilton, a quem conheci desde a
juventude sempre foi um homem quebrantado. Enquanto existem muitos hoje orando e falando alto, realizando grandes obras, devemos lembrar que Deus se alegra é com homens de coração quebrantado. Pastor Nilton era um desses homens, como poucos que já conheci” – José Walter Lelo Rodrigues, pastor da Igreja Manancial de Sião, em Bauru, SP.

“Pr. Nilton foi meu segundo pai”. – Milton Lucas, pastor da Comunidade Vineyard de Piratininga-SP e presidente da Vineyard Music Brasil. “Embora não entendamos completamente a partida de alguém tão querido como o Pr. Nilton. Confiamos em Deus e sabemos que através de sua vida Seu nome foi glorificado” – Levi Momesso, pastor da Igreja O Brasil Para Cristo.

“O Pr. Nilton foi exemplo de homem de Deus, no meio dos fiéis e infiéis.
Foi exemplo de integridade,fidelidade, amor pelo Senhor Jesus e amor pela obra de Deus e Reino de Deus. Também foi exemplo como filho, marido, pai e pastor” – David Asckar, pastor da Comunidade Vineyard de Bauru (por carta)

Via: Jornal Cidade Gospel

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
 
©2009 Vineyard Café | Mogi das Cruzes - SP | by TNB