PESQUISE EM NOSSOS POSTS

COISAS QUE APRENDEMOS EM SILÊNCIO


Jeremias e Lamentações, estão me fazendo companhia nesses últimos dias. Lendo Lamentações 3, me lembrei de coisas que aprendi no silêncio.

Certa ocasião fiquei 3 dias sem poder falar. Vítima de uma inflamação na garganta, perdi a voz por completo e só podia me expressar verbalmente através de gemidos ou sussurros, o que, para quem gosta de falar alto e o tempo todo, foi um verdadeiro castigo.

Deus queria me ensinar algumas coisas sobre o silêncio nesses dias. Deus me ensinou que podemos aprender grandes lições na vida se conseguirmos parar para ouvir, meditar, refletir, enfim, pararmos em silêncio.

A palavra silêncio vem do hebraico Mmd (damam) e do grego hsucia (hesuchia). Ela aparece ao todo 34 vezes na bíblia. Silêncio é ausência de som audível. Silêncio possibilita ouvirmos o que não é audível, ou seja, a voz de Deus, a direção do Espirito e outras coisas próprias do silêncio de uma alma que busca a Deus.

Jeremias aprendeu a ficar em silêncio. Você pode aprender grandes verdades de Deus através do silêncio. No silêncio aprendi:

1. A TER ESPERANÇA (Verso 21)
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança."
Jeremias aprendeu a "trazer à memória", processo silencioso mas muito produtivo para trazer esperança ao coração.
Quais são os fatos de sua vida que podem fazer você ter esperança ?

2. QUE AS MISERICÓRDIAS DE DEUS SE RENOVAM DIARIAMENTE ( Versos 22 e 23)
"As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade."
A expressão "cada manhã" vem do hebraico rqb (boqer) que significa literalmente "nos primeiros instantes do dia". É no instante que você está sozinho, acordando, não falou com ninguém, não leu os jornais, não consultou sua conta no banco. É nesse momento que você, em silêncio, aprende que as misericórdias de Deus não tem fim e, estão se renovando no silêncio da sua manhã.

3. A ESPERAR EM DEUS (Versos 24 e 25)
"A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei nele. Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca."
Jeremias diz que sua alma falou. A voz da alma é uma voz silenciosa. Não quebra o silêncio da manhã e nem o trazer a memória. A alma fala para esperar, esperar em Deus. A alma diz que a porção, ou seja, o sustento diário não vem de Deus mas sim é o próprio Deus.

4. A SALVAÇÃO DE DEUS (Verso 26)
"Bom é aguardar a salvação do SENHOR, e isso, em silêncio"
A salvação aqui é descrita em todos os seus sentidos: a eternidade, a momentânea, a contextual, enfim, é a salvação que eu preciso agora e a que precisarei quando partir desse mundo. Martin Lloyd Jones diz que é no silêncio que aprendemos que nossa vida está totalmente guardada e preservada por Deus. O som metálico e rude afasta as esperanças mas o silêncio as traz com grande intensidade.

5. A SOLIDÃO PODE TER PROPÓSITOS ESPIRITUAIS SIGNIFICATIVOS PARA A VIDA (Verso 28)
"Assente-se solitário e fique em silêncio; porquanto esse jugo Deus pôs sobre ele"
O silêncio sugere solidão, e muitas vezes Deus nos impõe a solidão para aprendermos coisas significativas sobre Ele, como por exemplo a submissão a Deus. Deus diz "assente-se". Não fique lutando para sempre ter pessoas no teu lado. Talvez Deus esteja querendo conversar a sós com você.

6. A NOS HUMILHARMOS DIANTE DE DEUS E RECONHECERMOS O QUANTO ELE É GRANDIOSO ( Verso 29)
"ponha a boca no pó; talvez ainda haja esperança."
Deitar ou sentar no pó era sinônimo de luto ou tristeza profunda. Colocar a boca no pó não era coisa comum, pelo contrário, sugeria uma humilhação profunda e desesperada. Von Rad, um teólogo do velho testamento, sugere sobre essa expressão que ela significa o ato de alguém não ter mais nada o que dizer sobre alguma situação. Não há palavras, só há silêncio.
É quando paramos de dar opiniões humanas que a esperança nasce em nosso coração. Você gostaria de estar assim, em silêncio diante de Deus e profundamente humilhado ao ponto de admitir que nada que você fale possa mudar a situação?

Deixe Deus falar.
É bom saber que ainda que no silêncio Deus fala ao nosso coração.

MILTON PAULO
pastor da vineyard café

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
 
©2009 Vineyard Café | Mogi das Cruzes - SP | by TNB