PESQUISE EM NOSSOS POSTS

REDENTORA


Me converti ao Senhor e fui por Ele convertido aos 17 anos de idade. 25 anos atrás! Não vou me atrever a dizer que “parece que foi ontem” porque a balança não deixa e, também porque essa caminhada no Caminho teve seus altos e baixos. Momentos marcantes que moldaram e mudaram minha vida para sempre.

Fazendo uma retrospectiva – coisa que fazemos quando a idade vai chegando – me recordo que meus primeiros passos foram dados sob segurança, muita segurança.

A igreja que me acolheu 25 anos atrás, possuía um lastro histórico de mais de 400 anos! Foi uma época boa e, seguir Jesus com eles era simples – difícil – mas simples. Explico:

A gente tinha roupa certa para vestir, a musica certa para ouvir, os amigos certos para andar, o vocabulário certo, a oração certa, as musicas certas e, claro, a doutrina certa que precisava ser obedecida. Tudo muito claro. As coisas não costumavam sair desse rítimo e quando saiam, ou melhor, quando saíamos, éramos punidos, perdendo alguma regalia com o restante do rebanho, ou em casos mais graves, “convidados” a abandonar o rebanho. Claro... Tudo com muita finesse: Os favoráveis levantando uma das mãos, irmãos contrários o mesmo sinal.

Apesar de muros tão altos e portões tão fechados, foi uma época boa. Sou grato a Deus pelo tempo que ali passei. Porém, chegou uma hora que essa maneira de seguir o Caminho não me satisfazia mais. Eu precisava de experiências mais profundas, (talvez essa não seja a melhor palavra), eu precisava de uma experiência mais sincera (de minha parte, não da parte de Deus), mais humana. Eu queria correr riscos com Deus e ter minhas próprias experiências com Ele. Com isso, deixei a segurança atrás do meu muro. E segui outros caminhos.

Optei em preservar a mensagem que recebi e procurar novos métodos de reparti-la. Uma cara nova, para algo (o Evangelho) que não precisa ser mudado. O Jesus é o mesmo, o Evangelho é o mesmo, porém, o relacionamento com Ele precisa ser outro.

Lá se foram mais dez anos. Minha caminhada ficou mais difícil. Aprendi a pensar. Aprendi a me responsabilizar pelos meus atos. Não posso mais me esconder atrás do muro. Me esconder atrás das respostas prontas do meu pastor. Hoje o peso é outro. A cobrança é maior, afinal, a liberdade também é maior e, com ela aumentou a responsabilidade das decisões.

Troquei a certeza de trás do muro pela dúvida das escolhas!

Hoje a sensação que eu tenho em alguns momentos é de estar sendo perseguido por um grande dragão com um ferrão na cauda me chamuscando e cobrando respostas:

Você tem certeza?
Você se divorciou de toda uma representação da cristandade?
Você não acha que esse seu flerte com a cultura vai leva-lo a promiscuidade?
Você não acha que esse sal esta insípido?
Você não acha que esse cristianismo está distorcido?
Você tem certeza mesmo... Veja bem... Tem um monte de gente fazendo diferente.

É. A caminhada ficou mais difícil! Mas sem dúvida alguma, ficou também muito mais dinâmica.

A caminhada passou a ser RESPONSIVA, tentando responder as mudanças e anseios da vida num mundo de ponta-cabeças, onde Deus continua soberano!

A caminhada ficou mais difícil! Mas eu quero mais! Mais com meu Deus, mais do Caminho. Mais dos meus erros e acertos com Ele. Sonho para os meus próximos 40 anos, ser parte de uma comunidade REDENTORA. Nas palavras de Leonard Sweet: sendo “mais rápido que a mudança e tentando dirigi-la”. Ser resposta de verdade.

Quero ler minha história e meu tempo. Ninguém pode deixar de ser reativo e responsivo, porém, ter uma participação REDENTORA “é aprender a decifrar indícios e sinais, pesquisando cenários alternativos para o futuro como exercício profético”. Eu não quero a segurança do muro, prefiro a luta com dragões.

Que venha o Seu Reino!

milton paulo

pastor na vineyard café

1 comentários:

Luzia Gavina disse...

"Troquei a certeza de trás do muro pela dúvida das escolhas!"

Estou prestes a fazer esta mesma troca, e não é nada fácil.
Mas eu também desisti de me esconder atrás dos muros, quero encarar a luta com os dragões.

P.S. Esse texto foi muito importante para mim nesta manhã

Abraço!
=)

Related Posts with Thumbnails
 
©2009 Vineyard Café | Mogi das Cruzes - SP | by TNB