PESQUISE EM NOSSOS POSTS

VINGANÇA - PARTE 1 DE 4



A luta entre a sabedoria que leva a reconciliação e o desejo de retaliar é antiga. E continua sendo travada nos dias atuais.

A lição da história é que foi através do perdão que a humanidade conseguiu interromper as espirais de violência provocadas pela vingança.

Deixar de vingar-se de alguém é uma maneira de prolongar relacionamentos importantes, como casamento ou uma amizade duradoura.

Vingança e punição são coisas distintas. Quando não há punição dos que cometem abusos e excessos, basta apenas um egoísta para arruinar o grupo.

Os entendedores da mente humana enxergam boa parte dos episódios que chamamos de vingança como explosões momentâneas de ódio e reflexos de defesa.

Como na paródia da irmã Selma (que assistimos no inicio) ou a história do profeta Elizeu...

Eu concordo. Porque VINGANÇA mesmo...

Começa pelo coração, é tramada no cérebro, guardada na memória, e sua execução é cuidadosamente lapidada pelo inconsciente...

Enquanto dormimos | a dor que não se dissipa |cai gota a gota sobre nosso coração...

Se não nos socorre a sabedoria, a vingança encontra o seu caminho.

A VINGANÇA é um impulso que se desenvolve basicamente em quatro etapas:

A PESSOA ENTENDE QUE SOFREU UM DANO

CONCLUI QUE ESTE DANO FOI CAUSADO POR OUTRA PESSOA

ACREDITA QUE ESSE DANO FOI INJUSTO

SENTE O DESEJO DE RETALIAR

Parece fazer parte do mecanismo instintivo de defesa dos seres humanos responder a um tapa com outro tapa. Até os bebes fazem isso com aquele jeito inocente e angelical que torna doloroso chamar a reação de vingança.

Parece que dar a outra face é a exceção pregada, com sucesso duvidoso, há mais de 2000 pelo cristianismo...

Parece que a instituição religiosa é má conselheira nesses casos e, o melhor a fazer é trafegar por fora dela para aprender a domar a vingança. As guerras religiosas são sempre as mais inexplicáveis, duradouras e cruéis da história humana.

Parece aliás, que antes de Cristo, as religiões não apenas amparavam como incentivavam a vingança desproporcional ao agravo. O AT é repleto de passagens “olho por olho”.

Parece não. É. Quem faz uma re-leitura da vingança é Jesus!

MILTON PAULO
pastor na vineyard café

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
 
©2009 Vineyard Café | Mogi das Cruzes - SP | by TNB