PESQUISE EM NOSSOS POSTS

SEMELHANÇAS


Desde o início da colonização do Brasil, os escravos negros africanos foram inseridos abruptamente, e buscavam irmandades de homens pretos, como eram chamadas, a fim de desempenhar uma vida social, inexistente para eles fora dali, devido a labuta interminável de sol a sol. Em templos construídos em taipa, e pau a pique, possuindo imagens de santos negros, como o rei etíope santo Elesbão, a princesa núbia santa Ifigênia, ou o filho de uma escrava nascido na Itália, são Benedito.

Em sua nova realidade como escravo, inserido a uma cultura européia, branca e cristã, absorveu o cristianismo de forma extremamente superficial, confundindo o sagrado e o profano. Porém em maioria dos casos atingidos eficazmente pela estratégia da igreja da época, a docilidade e obediência, habitando em seu imaginário, sua terra longínqua, a África.

Alguma semelhança a vista? Talvez, hoje, buscamos a igreja para simplesmente desempenharmos relações sociais, e ouvir uma música que nos agrade. Os santos africanos foram substituídos pelo rock inglês, buscando identidade. O cristianismo de Cristo absorvido de forma superficial, confundindo o sagrado e o profano.

E a docilidade atingida em sua maioria? Ser nova criatura? Talvez no imaginário, a terra longínqua que habitávamos antes de virmos para igreja de Jesus Cristo.

MARCEL SANTANA
membro da vineyard café

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
 
©2009 Vineyard Café | Mogi das Cruzes - SP | by TNB