PESQUISE EM NOSSOS POSTS

IGREJA: VOCÊ É? - PARTE 1 DE 3


Efésios 4. 1 – 16

A IGREJA É VOCE QUEM FAZ!

Eu quero muito falar com vocês hoje à noite sobre Ministério na Igreja e, acho que seria legal definirmos que há duas possibilidades de “estarmos igreja”...

ECLÉSIA DIÁSPORA
Igreja congregada Igreja espalhada
Comunidade cristã intra-muros Comunidade cristã fora dos portões
Cidade edificada sobre o monte Sal da terra

A igreja do Senhor vive esta constância. E Ministério na eclésia é serviço interno na igreja.

Ministério em sentido geral é diaconia, qualquer tipo de serviço. Por exemplo: arrumar as cadeiras. Limpar o chão. Pode ser que você faça isso só uma vez!

Ministério é a tradução de diaconia, serviço. (palavra grega). Num sentido mais especifico, na maneira como pretendo usar aqui, possui quatro características mínimas

Serviço organizado e coordenado. Implica grupo sob liderança;
Serviço com critérios definidos. Qualidade, controle, padrão de excelência. Para saber se as coisas estão sendo feitas como devem ser feitas.
Prestado com regularidade. Implica compromisso. Não é coisa que a gente faz quando dá, quando pode...
Satisfazer necessidade especifica de grupo definido. Senso de missão. Sabemos para o que este grupo existe. Para onde ele canaliza seus esforços, seus recursos, sua agenda, etc...

1. Organizado e Coordenado. Quando o sujeito vem dar uma força no louvor da igreja, ele não tem um ministério. Quando dá, ele ajuda... Não está sujeito a uma liderança. Não tem critérios. Não tem padrão... Não faz com regularidade. Não reúne pra discutir o serviço... Ele só ajuda!

Agora, você acha que eu seria muito cruel se chegasse para qualquer um dos meninos que participam das equipes de louvor ou para o ministério de educação infantil e perguntasse para ele: Porque faz as coisas dessa maneira? Por que você escolhe o repertório dessa maneira? Como seu grupo está organizado? Que dias vocês ensaiam? Quem faz parte do seu grupo de ministério? Quem te orienta? Para quem você presta conta? Você sabe quais os critérios mínimos de excelência e qualidade do seu ministério? Quem te dá treinamento, instrução, capacitação? Você sabe o que se espera de você? E quem espera de você? Você pode me dizer sua escala? Com que freqüência você participa? Quais são os públicos que você atende? Quais as necessidades dessas pessoas? Isso é exigir muito de quem coopera? Por isso quando falamos eu participo do ministério X, estamos dizendo: Participo de um grupo organizado, coordenado, que eu sei para quem eu presto conta e de quem eu recebo subsidio e orientação para o serviço. Eu sei o que esperam de mim. Eu sei o padrão de qualidade que serei cobrado. Eu sei que tenho um compromisso de agenda - isso quer dizer que a minha escala pode cair no final do campeonato brasileiro e eu estarei aqui, ou alguém estará no meu lugar por que eu providenciei para que estivesse. Sei exatamente quem são as pessoas que sirvo e o que eu preciso fazer para suprir as necessidades dessas pessoas. Ai estamos falando de um ministério na igreja local.

Por isso esqueça esse negocio de dar uma força! Esse negócio, a luz da Bíblia não existe e nunca deveria ter existido. E aqui eu quero sepultar esse conceito de “dar uma força” de uma vez por todas. Aqui ninguém precisa de força pra nada. A gente precisa de gente envolvida no Ministério. E, Ministério é isso ai pelo menos!

2. Critérios definidos. Os santos aperfeiçoados fazem a obra do ministério. Corpo edificado: maturidade. Razão de ser de todo ministério é edificação do corpo de Cristo. Isso significa que não estamos falando de tarefas. Estamos falando de edificação de pessoas.

Não distribuo folheto na porta da igreja. Eu edifico pessoas distribuindo folhetos na porta da igreja. Eu não sou voluntário na limpeza do nosso local de culto. Eu edifico pessoas limpando o salão. Eu não sou voluntário na recepção dos visitantes, na porta da igreja. Eu edifico pessoas recebendo as pessoas na porta da igreja. Eu não frito coxinha na cantina da igreja. Eu edifico pessoas fritando coxinhas...

Precisamos Entender o que se esta fazendo! A senhora frita coxinha? Isso é bar ou igreja? A resposta deveria ser a seguinte: “Na nossa igreja temos uma visão de relacionamento. É muito importante que as pessoas não se apressem pra ir embora depois que o culto termine. Mas fiquem aqui em rodinhas para conversar sobre questões pessoais, para descobrir coisas uns dos outros. E orarem uns pelos outros. Se elas ficarem aqui, muitas coisas vão descobrir e muito serviço vão prestar, então meu ministério é criar um ambiente favorável para eles não irem embora. Assim quanto melhor a coxinha daqui, mais tempo eles ficarão aqui e, não vão precisar ir pro Habibis. Por isso eu não frito coxinha. Eu crio ambientes propícios onde as pessoas são edificadas”. Deu pra entender?

Aqui a gente precisa de gente que saiba cuidar de gente. Então não estamos fazendo tarefas! Fazer tarefas é o meio! Nós estamos edificando pessoas!

Duro é que... Fazer tarefas é um objeto em potencial para destruir pessoas! Serve muito na igreja quem abençoa pessoas. Fazer tarefas machucando pessoas não é servir. É cumprir tarefas. Mas aqui estamos preocupados em edificar pessoas. Por isso que não dá pra ter crente carnal no ministério. “O irmão ta meio afastado na igreja, vamos dar um cargo pra ele...”!

3. Satisfazendo necessidades específicas. Efésios 4. 11. Vai ajudar muito a gente entender o ambiente do serviço. Fazer uma distinção entre comunidade e instituição e relação de serviço e “cliente”.

Comunidade de Cristo è toda igreja, igreja universal do Senhor. Formada por igrejas locais, pessoas. Instituição religiosa é a estrutura que a igreja local se reúne. A comunidade cristã não tem funcionário. A instituição pode ter. A comunidade cristã não tem telefone, não tem secretária. Quem tem é a instituição religiosa.

Uma coisa é fazer parte da sua comunidade e outra é você participar da estrutura da sua igreja. Entender a diferença a estrutura da igreja X comunidade cristã. servir no ambiente da comunidade e dentro da estrutura.

Comunidade X Cliente: Quando eu faço um casamento de um casal que eu nunca vi na vida. É cliente ou comunidade? O casal chega e me procura para “comprar” um serviço religioso e pagar por este serviço. Comunidade é uma coisa. Fazer parte da comunidade é uma coisa. Ser usuário é outra coisa. Tem usuário de igreja. Celebrar o casamento do Lipe, do Beto, Cassio... Muito diferente, não é?

Para mim, algo que ajudou muito e, foi esclarecedor (se não libertador!): fazer a distinção entre a comunidade e a instituição; e a relação de serviço dentro da comunidade e da instituição.

Por exemplo: O casamento do casal que nunca vi mais gordo? Facinho! Quer casar? R$1500,00. Não estou tratando com alguém comprometido com a Vinha Mogi. Alguém envolvido, que ora, participa, contribui financeiramente. Se preocupa.
To falando com alguém acessando o balcão de serviço religioso. Vem, contrata o serviço e nunca mais volta!l

E olha, eu demorei bem uns 40 anos pra entender isso!

E sabe por que a Vineyard aqui em Mogi se organizou numa instituição que presta serviços? Porque foi o jeito mais inteligente que a gente arrumou de servir o povo! O nosso povo como comunidade e os outros!

Bem organizada
Administrada
Estruturada
Financiada...

Para ela mesma... e para quem precisar. A igreja não existe pra si mesma, existe pra servir. Quanto mais serviço... Louvado seja Deus!

Sabe, se um dia fecharem a porta da instituição a gente vai pro porão. A comunidade jamais acaba. Eles podem inviabilizar a instituição. A comunidade jamais!

Precisamos entender o que é o organismo e o que é a organização.
E precisamos aprender a servir, dentro da organização e dentro do organismo.

Quanto mais nossa fidelidade no pouco, mais o Senhor vai nos mandar!

4. Prestado com regularidade. Compromisso. As coisas no reino de Deus não acontecem quando eu quero que aconteça. Acontecem quando precisam acontecer. Não são balizadas em meu estado de espírito e humor! Mas no compromisso assumido com o Senhor e as pessoas. Igual ao Tropa de Elite: “missão dada é missão cumprida”! E isso dá trabalho. Muito trabalho...

Com isso em mente, eu quero muito encorajar você:

Se este é o lugar que você chama de seu, “de minha igreja”. Envolva-se! A gente não precisa aqui de gente “dando força”, a gente precisa de gente envolvida no ministério. Gente trabalhando com gente pra que pessoas sejam edificadas!

Crianças,
Grupos pequenos,
Treinamento,
Administração,
Limpeza, manutenção,
Ministração, intercessão,

MILTON PAULO
pastor na vineyard café

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
 
©2009 Vineyard Café | Mogi das Cruzes - SP | by TNB