PESQUISE EM NOSSOS POSTS

AVALIANDO MINHA IGREJA


AVALIANDO MINHA IGREJA: Sintomas da religião abusiva de acordo com Jesus em Mateus 23

Este exercício foi feito à partir das observações do Pr Ken Blue em “Abuso Espiritual”. Ele tem como finalidade nos dar uma luz sobre a qualidade de vida que estamos recebendo e usufruindo em nossa Comunidade local.


Pelo menos uma vez a cada seis meses, faço este teste! Ele é bastante simples e rápido. Só não prometo que seja indolor:

Enumere as questões abaixo de 0 à 5; sendo zero o problema inexistente e cinco o auge no seu parecer.

1. Meu pastor baseia sua autoridade espiritual na sua posição ou cargo e não no serviço que presta ao grupo?

2. Seu estilo de liderança é autoritário?

3. Meu pastor diz uma coisa e faz outra? Suas palavras e ações não batem?

4. Ele me manipula, fazendo-me sentir culpado por não ter uma vida espiritual satisfatória?

5. Ele coloca cargas pesadas sobre mim e não faz o mínimo para aliviar estas cargas? (A gente sabe que está em uma igreja abusiva quando as cargas se tornam cada vez mais pesadas).

6. A grande preocupação de meu pastor é fazer parecer que tudo vai bem?

7. Meu pastor faz tudo para manter uma boa aparência e sufoca quaisquer críticas que possam dar a entender que ele não vá bem?

8. Ele procura títulos honrosos que o coloque acima do grupo, promovendo um sistema de classes que o mantenha lá em cima?

9. Suas comunicações não são diretas?

10. Seu discurso se torna especialmente vago e confuso quando está se defendendo?

11. Ele valoriza questões mínimas em detrimento das questões realmente importantes? (Têm consciência de minúcias religiosas mas negligenciam a agenda mais ampla que Deus deu à sua igreja?)


Ao Senhor, toda a glória.

1 comentários:

Anônimo disse...

Olá, tudo bem?!

Meu nome é Livia, tenho 18 anos, e freqüento a Igreja Bíblica Brasileira.
Achei o site de vocês através da Livravria Usem, e gostaria de saber um pouco mais sobre vocês, pra fazer uma visita.

Tentei comentar no site, mas não deu certo. Meu email é livinhavm@gmail.com. Aguardo uma resposta.

Obrigada!

Related Posts with Thumbnails
 
©2009 Vineyard Café | Mogi das Cruzes - SP | by TNB