PESQUISE EM NOSSOS POSTS


1ª CORINTIOS 7.8,9; 25-38

Palavras de um solteirão convicto. Permanecer solteiro é melhor do que casar-se (28b; 32a)!

BACK GROUND

Precisamos entender o contexto deste conselho:

Para os judeus, a possibilidade de alguém optar por ficar solteiro era remota. A honra do homem e da mulher estava em ter filhos. Paulo vem dizendo que não é bem assim. Quem quer ficar solteiro pode faze-lo, e há vantagem nisso:

1. Viver desembaraçadamente e estar livre para servir a Deus;
2. Maior facilidade para escapar de situações adversas. Pensando na possibilidade da tribulação, casar-se a rumar sarna para se coçar;

Entenda que isso são palavras de Paulo! “melhor ficar solteiro do que se casar”, vai contra a opinião do próprio Deus “não é bom que o homem esteja só” (Gn. 2.8). Paulo sabe disso e, antes de se meter numa disputa com Deus, logo avisa: (7.25). Provavelmente, para ensinar os corintios e nós também que solteiro não é um cidadão de segunda categoria!

1 VIVER UMA VIDA DE SERVIÇO AO SENHOR

Não confunda com cargo ou ministério na igreja.
Um dos grandes problemas que enfrentamos hoje, segundo Dallas Willard (A Grande Omissão), ou N. T. Wigth (Simplesmente cristão), Ed René Kivitz (Outra Espiritualidade) reduzimos nosso compromisso com Cristo ao CULTO – CLERO – DOMINGO – TEMPLO:

O compromisso cristão é CULTO de domingo, dirigido pelos líderes da igreja – o CLERO, que acontece via de regra no DOMINGO, dentro do salão de culto, ou a igreja, ou a congregação, a paróquia, ou simplesmente o TEMPLO.

Compromisso cristão é uma coisa que fazemos (culto) com as pessoas certas (clero) no dia certo (domingo) no lugar certo (templo). Todo o resto da vida está desvinculado deste compromisso.

Precisamos entender que para o cristão do primeiro século não era assim.

Compromisso com Deus e com Jesus era compromisso com a vida. Não com uma parte dela, mas toda ela. E as atividades da vida tinham a ver com as atividades de Deus. Com colocar ordem no cós estabelecido.

Assim, o “não casar-se” iria ajudar a pessoa a envolver-se mais com Deus. E consequentemente com a Sua obra, seu reino.

2. MAIOR FACILIDADE DE ESCAPAR DE SITUAÇÕES ADVERSAS

Desde o dia que Jesus subiu aos céus a ampulheta do tempo foi virada e passamos viver a PAROUSIA de Cristo – O já, mais ainda não!

Isso significa que devemos estar sempre preparados. Nisso o estar solteiro nos dá maior mobilidade.

Agora, Paulo sabia que alguns não conseguirão ficar solteiros sem adoecerem psiquica e emocionalmente ou caírem na promiscuidade e prostituição.

Bom, essa é a idéia geral:

ESTAR SOLTEIRO É BOM PORQUE É POSSIVEL PREOCUPAR-SE EXCLUSIVAMENTE COM AS COISAS DO SENHOR E TER MOBILIDADE PARA O SERVIÇO.

Por que isso não acontece nos dias de hoje?

PORQUE NOSSOS JOVENS ESTÃO MAIS DESORIENTADOS DO QUE NUNCA
(capa da Veja – 18/2/09).

O jovem do século XXI ganhou em liberdade e pragmatismo, mas perdeu o encantamento e o idealismo. Os meninos e meninas que nasceram a partir de 1990 não almejam fazer nenhum tipo de revolução – nem sexual, nem política, como o sonhavam os jovens dos anos 60 e 70.

Mudar o mundo não é com eles. O que querem mesmo é ganhar um bom dinheiro com seu trabalho.

Ora, se mudar o mundo – do ponto de vista palpável e tangível não é com eles, por que uma revolução espiritual seria? Por que um avivamento genuíno seria? Por que esperar algo deles?

Parece que esta é simplesmente a “geração que dança”!

PORQUE OS NOSSOS JOVENS SE TORNARAM A GERÇÃO DO TUDO-AO-MESMO-TEMPO-E-AGORA!

Uma juventude em rede (celular, iPod, computador, videogame). Com tudo de bom e de ruim que isso traz.

“O que preocupa nesta geração é que eles são concretos em relação a dinheiro e trabalho, mas muito básicos em seus sonhos, impessoais e virtuais nos prazeres que deveriam ser reais”. Felipe Mendes – diretor-geral da Research International.

Ao mesmo tempo que estão antenados a vários assuntos, não se aprofundam em nada; Mudam de opinião com rapidez e freqüência;
As decisões são envoltas em interrogações, como se a vida fosse um eterno teste de múltipla escolha;

O frenesi da era digital ajuda a empurrar esses jovens e adolescentes a trocar amores, amizades, cursos e aspirações como quem troca de tênis.
“È uma sucessão de reinícios, com finais rápidos e indolores” – Zygmunt Bauman – sociólogo polonês.

Uma geração que nunca se mostra completamente satisfeita. É tanta opção de escolha e tanta liberdade de decisão que eles se perdem.

Como esperar profundidade de relacionamento com Deus de um jovem desta geração? Tudo é tão relativo e dinâmico; por que um compromisso ABSOLUTO mereceria espaço?

PORQUE OS NOSSOS JOVENS SE TORNARAM UMA VITRINE

Há excesso de excesso de exposição.

A agenda trancada a chave no passado deu lugar a troca de mensagens apaixonadas ou comentários sobre a vida própria e alheia para todo mundo ler.

Nos sites de relacionamentos há também fotos da família, do namorado, da “ficante” e por ai vai! Privacidade não existe mais para os jovens. Aliás, existe em casa onde eles querem a porta do quarto sempre fechada. Expõem-se tanto a ponto de terem sido chamados de a geração look at me (olhe pra mim).

Com isso, nossos jovens hoje têm dificuldade de auto reflexão e introspecção; algo que segundo a psicóloga Ceres Alves de Araujo é essencial para o crescimento.

Se é difícil para esses jovens se conhecerem, como podemos esperar que eles conheçam a Deus e se aprofundem nisso?

Eles não conseguem exercícios de introspecção, como vamos esperar meditação, oração, solitude, silencio... ?

PORÉM...

A esperança de Deus e da igreja está nas mãos destes jovens! Moças e rapazes, dos quais a Bíblia diz “que são fortes, que a Palavra esta neles e, têm vencido o maligno” 1º JOÃO 2. 14

Apesar de tudo conspirar contra, a Palavra nos encoraja a acreditarmos nesta geração. A investirmos nesta geração. A orarmos por esta geração. A ajudarmos esta geração.

Como?
Algumas propostas:

1. AS ATITUDES DO DIA-A-DIA SÃO MAIS IMPORTANTES QUE OS CONSELHOS (Tito, Timóteo)
2. AFETO INCONDICIONAL. Amar o pecador, não o pecado. O bom e velho “Não”. Cobrança!
3. ENVOLVIMENTO. Literalmente monitorar (drogas, álcool, gravidez precoce);
4. REGRAS E LIMITES. Somos uma família. Somos um povo. Temos um legado, uma história;
5. ENCORAJAMENTO. Se algo der errado, começamos de novo! O bom e velho “corra o risco”;
6. COERENCIA. Com o que cremos, com o eu pregamos, com o que vivemos;
7. RESPEITO. Nossos jovens nos tratarão da maneira que forem tratados.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
 
©2009 Vineyard Café | Mogi das Cruzes - SP | by TNB