Parente, diferentemente de amigos; a gente não escolhe. A gente não escolhe o pai abrutalhado, de poucas palavras. Sisudo pelo tempo e pelas dificuldades da vida. Ou em outras vezes, o pai ausente em todos os sentidos de um relacionamento doméstico. A gente não escolhe a mãe sofrida pela vida, que de tudo reclama. Que mesmo em tempos de calmaria encontra do que murmurar. A gente não escolhe também a mãe “superprototera” que para tudo tem um conselho ou palavra de sabedoria. Mãe que vez ou outra atrapalha o desenvolvimento dos filhos na tomada de decisões. Mãe que mima ao limite extremo! A gente não escolhe o filho respondão, estúpido, ingrato. Aliás, a gente se esforça demais para que nossos filhos não cresçam assim. A gente não escolhe a filha rebelde, que se arruma pra sair de casa na hora que nós estávamos esperando pela sua volta! A gente não escolhe filhos que escolhem suas amizades sem critério e, muitas vezes entra em confusões e trapalhadas. A gente não escolhe irmãos de sangue folgados e usurpadores. Mentirosos, enganadores. Irmãos oportunistas que tentam nos enganar e levar vantagem em tudo na vida. A gente não escolhe essas pessoas! E se possível não gostaríamos de conviver com elas nunca mais! Porém, como isso não é possível na maioria das vezes; acabamos empreendemos todos os esforços para modificar essas pessoas; controla-las ou fingirmos que são o que não!
Fato é, que isso não dá muito resultado. Daí, tentamos dividir a família em pessoas normais, sadias (como nós – é claro) e as difíceis! Disso tenho aprendido que um grande sinal de maturidade é aceitar o fato de que todo mundo é “do jeito que é”.
Gênesis 4.8 - Caim sente inveja de Abel e o mata. Gênesis 4.19 - Lameque dá inicio a poligamia no mundo. Gênesis 9 – 21-27 - Noé, o homem mais justo de sua geração, embriaga-se e amaldiçoa o próprio neto. Gênesis 19. 5-8 - Quando a sua casa é cercada pelos habitantes de Sodoma que querem violentar seus hospedes, propõe-lhes a entrega das próprias filhas
Gênesis 19.30-38 - Posteriormente, suas filhas o embebedam e engravidam dele – Ló é o homem mais justo de Sodoma! Gênesis 21. 8-9; 25.5,6 - Abraão causa desavença entre seus filhos Isaque e Ismael por favorecer Isaque. Gênesis 25.28 - Isaque provoca uma inimizade de vinte anos entre seus filhos Jacé e Esaú por favorecer Jacó. Gênesis 37.3,4 - Jacó elege a José como favorito entre seus onze filhos. Gênesis 37.18, 26-28 - Os irmãos planejam mata-lo e acabam vendendo-o como escravo.
Sem falar que o casamento de todos eles apresenta problemas graves: Abraão relaciona-se sexualmente com a serva de sua mulher, depois expulsa de casa com o filho, a pedido da mulher legítima, e eles passam a vagar pelo deserto. Isaque e Rebeca manifestam preferências individuais por determinado filho, numa história familiar cheia de ciúmes, fraude e desavenças. Jacó casa-se com duas mulheres e , enquanto ambas se desentendem por motivos de fertilidade, ele coabita com as servas das duas e as toma como concubinas. (um jeito mais bonitinho de falar amantes). Ruben, o primogênito de Jacó, deita-se com a concubina do pai. O outro filho, Judá, deita-se com a nora disfarçada de prostituta. Ela toma essa atitude por não ter filhos. Seus dois maridos – ambos filhos de Judá – eram tão perversos que foram mortos por Deus, e Judá a abandonou a própria sorte. ESSA GENTE PRECISA DE TERAPIA!
Nossas famílias, não são tão diferentes ou difíceis como pensamos. Não é mesmo?
ALGUNS FATOS... Todos nós temos hábitos que sozinhos não podemos controlar;
Todos nós praticamos ações que sozinhos não podemos desfazer; Todos nós temos falhas que sozinhos não podemos corrigir.
E a grande questão é. Esta é a dificuldade: como levar adiante esse lindo sonho de conviver com pessoas que fazem parte da vida real? Pessoas excêntricas, anormais, problemáticas? Filhos, pais, mães, irmãos. É possível?
História do porco espinho...
O porco-espinho, comum em várias partes do Brasil. Ele pertence a família dos roedores e tem cerca de 30 mil espinhos presos ao corpo. Cada espinho pode ser atirado na direção do inimigo. O calor do corpo do inimigo provoca a dilatação da farpa, facilitando sua fixação. Se os ferimentos se transformarem em feridas e atingirem órgãos vitais, poderão causar a morte. O aspecto do porco espinho não é agradável. Seu nome em latim significa “dorso irascível”. Não conheço ninguém que tenha um porco espinho de estimação. São feios. indelicados. De modo geral, o porco espinho usa dois métodos para estabelecer relacionamento: RECUAR e ATACAR. É em geral um animal solitário. Eles andam sozinhos. Mas nem sempre gostam disso... No fim do outono, o porco-espinho jovem pensa em namorar. Mas, o namoro é assunto de grande risco pra ele... As fêmeas aceitam um convite para jantar e ir ao cinema apenas uma vez por ano; as portas da oportunidade fecham-se rapidamente. Desconfio que o “não” de uma garota porco-espinho é a resposta mais respeitada de todo reino animal!
Esse é o dilema do porco espinho: como aproximar-se sem sair ferido? Esse é também nosso dilema.
Cada um de nós carrega um pequeno arsenal. Nossas farpas têm nome:
Rejeição, acusação, ressentimento, arrogância, egoísmo, inveja, desprezo. As pessoas que estão mais próximas de nós, são capazes de ferir, infectar e até matar. Porém, nos também, sabemos ferir as pessoas que desejamos ter por perto. Tentamos sempre descobrir como manter relacionamentos sem sair ferido ou ferir.
Talvez o primeiro passo seja o reconhecimento que EU SOU O PORCO-ESPINHO DE ALGUÉM. VOCE TAMBÉM É.
É difícil pra você aceitar algumas atitudes dos seus familiares? Pois saiba que pra eles também é difícil aceitar algumas de suas manias!
A boa noticia é que é possível BONS RELACIONAMENTOS. Até entre porcos-espinhos! MILAGRES DOS MILAGRES
Em raras ocasiões eles aceitam dividir o espaço com outros da mesma espécie; alguns, criados em cativeiro, recebem alimento pela mão dos veterinários e aprendem a não soltar as farpas;
No acasalamento, macho e fêmea passam um tempo juntos se conhecendo, depois, em pé nas patas traseiras, tocam as patas dianteiras, como numa dança e, se acasalam. PORCOS ESPINHOS RETRAEM OS ESPINHOS E APRENDEM A DANÇAR.
Portanto... CLUBE DA LUTA não é uma proposta para você aprender a lidar com pessoas complicadas.
Essa série de estudos não é para pessoas “normais”. Meu caro, isso não existe! Não existe pessoas normais desde o pecado original. Somos todos excêntricos!
Minha idéia é de ajudar pessoas imperfeitas como você e eu a conviver com outras pessoas imperfeitas.
É a proposta de retrairmos nossos espinhos e cumprirmos os propósitos de Deus para nossa vida em família.
Nossa tarefa nos próximos dias é de criarmos pequenas ilhas de shalom em um mar de isolamento.
É hora de retrair os espinhos e interagir.
2 comentários:
Caraca meRmão...esse Blog é um grande " achado" to relacionando aqui nos meus badulaques.... a simplicidade da palavrade Deus constrange oa mais estudados..e isso nem master card é capaz de pagar.. grande abraço
Gostei.
Massudo, precisa mastigar bem, mas eu gostei.
Nem precisa dar um boi... eu entro nessa briga por gosto.
Um abraço.
Postar um comentário