Esse artigo é sobre a mensagem que Jeff Heidkamp, pastor da Vineyard Mercy em Minneapolis (Minnesota), compartilhou na ultima conferencia de Igrejas Vineyard dos EUA, em celebração do seu 25º aniversário. Basicamente Jeff, disse o que é a igreja emergente e suas implicações para o futuro de um movimento como a Vineyard.
Sempre me pedem para compartilhar algumas reflexões sobre a Igreja emergente[1]. Minha definição do que é igreja emergente está baseada na nossa própria igreja, a Vineyard Mercy, situada em Minneapolis (Minnesota). Temos um pouco mais de 2 anos e congregamos com mais ou menos 165 adultos. A idade média ali é de 25 anos. Amamos nossa cidade, a cultura do século XXI e queremos ver Deus tocando nossa geração; Por isso defino igrejas emergentes como aquelas que alcançam gente jovem, estão envolvidas na cultura do século XXI e tem um glorioso futuro pela frente.
Outro grupo paralelo a este é formado por líderes jovens de bagagem conservadora, como Mark Driscoll e o ministério Atos 29 (Hechos 29) CJ Mahaney e a Graça Soberana, Tim Keller e Prensa Redentora, John Piper e o ministério Desejando a Deus, assim como Mark Dever e o ministério das Nove Marcas. Sua influencia provém de pensadores reformados como J I Packer, Carson e Wayne Grudem.
Basicamente, afirmam que existe um declínio da identidade denominacional e o surgimento de novas “escolas” de pensamento cristão que estão conectadas relacionalmente e não estruturalmente. Estes grupos me parecem bastante esclarecidos e creio que como movimento Vineyard podemos aprender um pouco com cada um deles, sem nos deixar levar por modismos e rótulos.
Jeff Heidkamp pastoreia junto com sua esposa Le Que, a Vineyard Mercy em Minneapolis (Minnesota). Esta igreja começou quando uma equipe de onze pessoas se mudaram da Vineyard de Champaign a Minnesota em 2004 com este propósito. Em fevereiro de 2005 oficializaram a plantação como igreja. A meta é de estabelecer uma igreja multi-ética que plante outras igrejas nas áreas metropolitanas de Minneapolis.
Tradução: Milton Paulo da Silva. Pastor sênior da Vineyard Café. Mogi das Cruzes - SP
Revisão: Jéssica Carolina Flores Diaz. Membro da Vineyard Café. Mogi das Cruzes – SP
[1] Este artigo é uma transcrição da mensagem que o autor pregou na Conferencia de Pastores da Associação das Igrejas Vineyard em Anaheim (Califórnia) em maio de 2007.
[2] Ele foi diretor Nacional das Igrejas Vineyard nos EUA após o falecimento de John Wimber e antes da direção de Bert Waggoner (nota do editor).
[3] Foi publicado uma entrevista com Ed Stetzer no AL FILO em 2006.
4 comentários:
:D
Gosteiiii mesmo !
Postar um comentário