Por isso, quando olho domingo após domingo para as pessoas que Celebram a Deus comigo, vejo quatro tipos de pessoas:
VISITANTES
Aqueles que estão lá porque atendeu a um convite. Algumas pessoas que buscam sinceramente um encontro com Deus, buscam uma experiência espiritual, buscam se aproximar com sinceridade, buscam relacionamento; buscam aprofundar a conversa sobre o que ouviu de Deus...
Alguns visitam por insatisfação com sua igreja local. E colocam isso diante de Deus com sinceridade. Visando até a possibilidade de uma mudança.
Estes, hoje estão. Amanhã podem não estar! Mas, em estando hoje, são muito bem vindos e abraçados por nossa comunidade. Recebem todo nosso afeto.
FREQUENTADORES
Os que já visitaram tanto que deixaram de ser visitantes! Participam tão ativamente que sentem-se em casa! Não estão com o nome no “rol de membros”, mas participam. Servem e são servidos. Contribuem financeiramente. Doam-se. Dão de si e dão do seu!
MEMBROS
Os que (NÃO) estão com o nome arrolados no cadastro da igreja. Porque como disse, não temos isso! Mas chamam esse lugar de seu! Identificam-se.
Fazem algumas cobranças, dão palpites, participam das decisões...
E por estranho que possa parecer; alguns desses membros se parecem mais visitantes. Porque são de fato EXITANTES com relação ao seu compromisso com Deus, com a igreja local, com as pessoas da comunidade...
Alguns desses, sequer são freqüentadores! Encontramos freqüentadores mais comprometidos que alguns membros. Visitantes mais sinceros que alguns membros...
E isso já explicaria o meu conflito com o “Rol de membros”, e a inesistência dele aqui na Vinha Mogi!
Mas existe uma quarta categoria, que carinhosamente tenho chamado de:
USUÁRIOS
São os interesseiros. Os descomprometidos. Aqueles que não querem assumir vínculos. Não querem vínculo com nenhuma comunidade. Pessoas parecidas com o beija-flor. Vão onde está o açúcar. Onde lhe interessa momentaneamente ficam...
Pessoas que quando lhes convém, pedem meus conselhos! Pedem minha opinião e naquilo que lhes interessa: acatam! Passam por aqui e ouvem nossa adoração.
Enfim... aqueles que querem o “melhor” de todos os mundos e não querem compromisso com nenhum deles!
IMPOSSÍVEL! Vida cristã não é isso.
Isso porque a vida comunitária é muito séria aos olhos de Deus. Aliás, é uma ordem de Deus que vivamos em comunhão, em comunidade, em igreja!
A salvação é pessoal, mas não é individual. Não existe salvo S.A.
E, em compartilhar estas coisas com você, não quero dizer quem é membro da igreja e quem não é.
A única pessoa capaz de avaliar a própria vida e a maneira que o relacionamento se dá com a Igreja é você mesmo!
Então, você é membro da sua igreja local, ou é só usuário?
0 comentários:
Postar um comentário