A luta entre a sabedoria que leva a reconciliação e o desejo de retaliar é antiga. E continua sendo travada nos dias atuais.
A lição da história é que foi através do perdão que a humanidade conseguiu interromper as espirais de violência provocadas pela vingança.
Deixar de vingar-se de alguém é uma maneira de prolongar relacionamentos importantes, como casamento ou uma amizade duradoura.
Vingança e punição são coisas distintas. Quando não há punição dos que cometem abusos e excessos, basta apenas um egoísta para arruinar o grupo.
Os entendedores da mente humana enxergam boa parte dos episódios que chamamos de vingança como explosões momentâneas de ódio e reflexos de defesa.
Como na paródia da irmã Selma (que assistimos no inicio) ou a história do profeta Elizeu...
Eu concordo. Porque VINGANÇA mesmo...
Começa pelo coração, é tramada no cérebro, guardada na memória, e sua execução é cuidadosamente lapidada pelo inconsciente...
Enquanto dormimos | a dor que não se dissipa |cai gota a gota sobre nosso coração...
Se não nos socorre a sabedoria, a vingança encontra o seu caminho.
A VINGANÇA é um impulso que se desenvolve basicamente em quatro etapas:
A PESSOA ENTENDE QUE SOFREU UM DANO
CONCLUI QUE ESTE DANO FOI CAUSADO POR OUTRA PESSOA
ACREDITA QUE ESSE DANO FOI INJUSTO
SENTE O DESEJO DE RETALIAR
Parece fazer parte do mecanismo instintivo de defesa dos seres humanos responder a um tapa com outro tapa. Até os bebes fazem isso com aquele jeito inocente e angelical que torna doloroso chamar a reação de vingança.
Parece que dar a outra face é a exceção pregada, com sucesso duvidoso, há mais de 2000 pelo cristianismo...
Parece que a instituição religiosa é má conselheira nesses casos e, o melhor a fazer é trafegar por fora dela para aprender a domar a vingança. As guerras religiosas são sempre as mais inexplicáveis, duradouras e cruéis da história humana.
Parece aliás, que antes de Cristo, as religiões não apenas amparavam como incentivavam a vingança desproporcional ao agravo. O AT é repleto de passagens “olho por olho”.
Parece não. É. Quem faz uma re-leitura da vingança é Jesus!
MILTON PAULO
pastor na vineyard café
PESQUISE EM NOSSOS POSTS
VINGANÇA - PARTE 1 DE 4
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário