PESQUISE EM NOSSOS POSTS

The man in the mirror - O homem no espelho

Tem sido dias em que ouço várias pessoas falando de sua necessidade de mudar. Outras precisam desesperadamente mas não vêem isso. Ainda outras querem ver os outros mudar. Um amigo disse uma vez em tom de brincadeira: "Seria tão bom se todos fossem como eu, as coisas seriam bem mais fáceis..." Claro, ele quis dizer justamente o contrário. Somos bastante teimosos na nossa arrogância, na nossa imperfeição. Mas há algo que clama por mudança e normalmente optamos por ajeitar ou plastificar o exterior. Tenho que ser "style" e tudo vai dar certo. Tenho de dar a impressão certa e tudo vai ficar bem, serei aceito... serei igual.

Eu também estou a procura de mudanças. Tenho pensado muito sobre isso. Algumas vezes vem um desejo de mudar o mundo. É isso mesmo, mudar o mundo! Quem já não quis isso. Encontrei uma frase de Leon Tolstói: "Todos pensam em mudar a humanidade e ninguém pensa em mudar a si mesmo".

Lendo as Escrituras parece que o convite é completamente outro. A mudança não é no mundo. Não é muito menos no exterior. A mudança tem que começar no interior. Não é mudança material é espiritual. Muita gente gosta de falar dos fariseus... mal é claro. Mas a maioria deles estava pronta para ir até as últimas consequências para parecerem mudados. Claro, do jeito errado, forçando o controle sobre os outros, e mudando apenas o exterior. Vazio.

Eu quero a simplicidade que não tenho alcançado com métodos e teorias (ou teologias). Quero a mudança que atinga o interior. Me junto a todos que estão cansados. De serem evangélicos, de serem "pra frente", de serem novidade, de serem contrários. Estamos chegando a um ponto onde ou temos realidade ou fechamos a boca. Bom, já to eu querendo falar pelos outros, mudar os outros. Viu como é fácil?

Quer saber? quero mesmo mudar. Tenho algumas pistas do que não devo fazer. Não me juntar aos ociosos é uma delas. Não fazer artes plásticas é outra. Quero a mudança tão bem exemplificada numa canção por um homem esquisito e controvertido. Quero começar com o cara que vejo no espelho!

Essa semana lí que MJ morreu de overdose de remédios para combater insônia. O cara não conseguia dormir. Seu médico aplicou doses intravenosas seguidas desde o anoitecer até o dia seguinte e o cara não pregou o olho. Quando pregou o olho, não abriu mais. Como pode alguém escrever uma música tão linda, falar de mudança do jeito certo (ou seja, EU preciso mudar, não os outros) e acabar desse jeito? Muitas mudanças exteriores e provavelmente pouca mudança interior. É a única explicação que consigo racionalizar. E nisso todos nós somos igualmente experientes.

Não tem novidade. A mensagem ainda é a mesma de milênios. A coisa tem que começar de dentro pra fora e não o contrário. Essa foi a crítica de Jesus aos fariseus. Falando sobre mudança, Richard Foster diz, "... somos tentados a crer que nada há que possamos fazer. Se os esforços humanos terminam em falência moral (e tendo-o tentado, sabemos que é assim), e se a mudança verdadeira é um dom gratuito de Deus (conforme a Bíblia declara com clareza), então não é lógico deduzir que devemos esperar que Deus venha e nos transforme? Por mais estranho que pareça a resposta é "não".... existe algo que podemos fazer. Não precisamos agarrar-nos ás pontas do dilema das obras nem da ociosidade humanas."

Assim sendo, percebo que preciso encontrar-me no lugar onde a graça de Deus me encontrará em atitude ensinável. A partir daí, literalmente só Deus sabe o que virá...

Curta a canção no vídeo abaixo, tente ver o homem (ou a mulher) no espelho (ou seja você :)). Procure mudança verdadeira. Dallas Willard ensina: Tudo começa no coração!


Lendro Gomes | Vineyard Curitiba

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails
 
©2009 Vineyard Café | Mogi das Cruzes - SP | by TNB